29 de novembro de 2007

Massa Crítica em Portugal II

Não esquecer que amanhã, dia 30 de Novembro, é dia de Massa Crítica nas ruas de algumas cidades portuguesas, como Aveiro, Lisboa, Porto, Portimão e Coimbra. Já aqui foram referidos os locais de encontro dos Bicycle Lifestylers.
Desejamos as maiores felicidades à Diana na organização do evento em Portimão, posto que uma estreia naquela cidade e, obviamente, aos demais no resto do país.

28 de novembro de 2007

Worldbike.org


Worldbike.org 2006, Bike People 3:26
.
A Worldbike é uma organização internacional sem fins lucrativos de designers de bicicletas e acessórios em open source que procura criar soluções alternativas de transporte e oportunidades de negócio em países do terceiro mundo, fomentando a utilização da bicicleta como ferramenta de trabalho ali onde o acesso a um veículo automóvel é um custo incomportável para a grande maioria da população. O estudo e desenvolvimento deste tipo de soluções permitiu a criação do conceito SUB que agora vinga nos países desenvolvidos, sendo os seus melhores exemplos os da Yuba e da Xtracycle. Para além disso, as marcas associadas utilizam ainda um modelo de solidariedade social na medida em que repartem os lucros obtidos com a venda dos produtos nos países desenvolvidos, com as organizações do tipo da worldbike.
Vale a pena a visita ao site da Worldbike e o visionamento do vídeo acima, com som ligado.

27 de novembro de 2007

As Bicicletas em Setembro

As bicicletas de Setembro rolam
no asfalto quente (...)
Vamos assim em roda livre
e os peixes mordem o isco
nas águas mais profundas. Bicicletas
voltam ao parque fechado. Vem
também habitar este palácio de ócio
onde o ópio transpira nas paredes.
Risco maior não é a velocidade
mas o estilo bom da pedalada.

Eduardo Guerra Carneiro, "Profissão de Fé"
Prefácio de "As Bicicletas em Setembro", de Baptista-Bastos

25 de novembro de 2007

Robustez da Xtracycle - Riding the Spine

Têm-nos sido colocadas questões acerca do robustez do kit Xtracycle, sobretudo no que respeita a utilização em expedições ou em passeios mais exigentes como os Caminhos de Santiago, onde é fundamental uma boa capacidade de carga aliada a uma robustez e fiabilidade do conjunto. Bem, usamo-lo há muito pouco tempo, mas não tivemos até ao momento qualquer incidente em utilização normal corrente, embora a carga normal que pessoalmente eu utilize sejam duas crianças e as compras da semana num trajecto de 12 kms, ou levar crianças à escola e trabalho, com duas mochilas e um portátil, embora por vezes, em curtos trajectos, já tenha transportado três crianças. Todavia, os membros da expedição Riding the Spine, que estão a efectuar a travessia do continente americano desde o Alasca até à Patagónia utilizando as Xtracycles, saberão dizer um pouco mais acerca do assunto. Porque não dar uma vista de olhos ao site destes aventureiros modernos e, já agora, porque não visionar um dos diversos clips disponíveis na internet?
.

Bicycle Lifestyle II

Acordar de manhã cedo, ir com as crianças ao parque, passar pelo café, comprar o jornal, uma revista para os mais novos, passar pela mercearia favorita, fazer as compras do dia, parar no talho onde a nossa mãe se abastecia regularmente, sentir que o estacionamento é uma mera formalidade. Devagar, divagar pela cidade, pela promenade à procura do pão ideal, a dois, três, quatro, cinco ou a seis, com uma ou duas bicicletas que ficarão a fazer parte da mobília da família na chegada a casa. Amanhã levarão as crianças à escola e o pai ou pais ao trabalho. Sim, pode ser bicycle lifestyle, ou apenas uma família comum que dispensa os incómodos do automóvel, quando e onde este possa ser dispensado, sem fundamentalismos. Faz-se com qualquer bicicleta, mas a Yuba e a Xtracycle levam vantagem na capacidade de carga, na versatilidade e no preço.

23 de novembro de 2007

Massa Crítica em Portugal

Estamos a uma semana dos próximos eventos do movimento massa crítica em Portugal. Segundo o próprio movimento, "uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado. As MC também são conhecidas nos países lusófonos como bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. O termo Massa Crítica é mais apropriado porque encoraja-se a participação de pessoas que se deslocam de outras formas não-poluentes: patins, skate, trotinete, etc. Para lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma coincidência organizada de cidadãos unidos pelo interesse em celebrar formas de transporte não poluentes e mais sustentáveis a longo prazo do que o automóvel ou outros veículos dependentes de energias não renováveis".

Os pontos de partida dos passeios, a realizar no próximo dia 30 de Novembro, são os seguintes:

Aveiro - Início de encontro na Praça Melo Freitas (perto do Rossio) a partir das 18h, saída às 18h30.
Coimbra - Concentração no Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades.
Lisboa - Concentração no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII.
Portimão - Concentração na Fortaleza de Santa Catarina às 18:30.
Porto - Concentração na Praça dos Leões.

20 de novembro de 2007

Calculadora do Carbono - You Control Climate Change

Ultimamente tornou-se corrente falar na pegada ecológica. Com este termo visa-se designar o impacto que cada um de nós tem no planeta em termos de impacto ambiental e, nessa medida, permite saber qual a percentagem de recursos consumidos numa determinada escala de sustentabilidade da vida. A Calculadora do Carbono é um desses instrumentos e aquele que mais directamente nos permite identificar comportamentos de gasto exagerado e, bem assim, procurar uma melhoria da nossa eco-perfomance. Há vários modelos disponíveis na internet, mas aqui poderá encontrar uma calculadora simples, mas nem por isso menos perfomante e informativa (desenvolvida no âmbito do programa You Control Climate Change promovido pela Comissão Europeia). Teste a sua eco-perfomance e veja onde pode melhorá-la, se possível poupando dinheiro.

18 de novembro de 2007

Bicycle Lifestyle

No seio de uma vida moderna e por vezes tão sedentária como a nossa é, vem crescendo um movimento de adeptos do uso da bicicleta que pugna pelo seu uso diário - bicycle lifestylers. O objectivo dos bicycle lifestylers não é impor o uso da bicicleta a todas as pessoas, mas tão somente demonstrar que é possível utilizar mais a bicicleta em detrimento do automóvel, tão padronizado e massificado na nossa cultura. Trata-se de reivindicar e colaborar na criação de condições para o uso da bicicleta, designadamente através da instalação de sinalética, intermodalidade de transportes e infra-estruturas menos dispendiosas que aquelas que são necessárias para o automóvel. Trata-se de reivindicar para a bicicleta e para os peões áreas nobres da cidade que o uso do automóvel tornou em autênticas ilhas urbanas descaracterizadas. Trata-se ainda, de com evidente respeito pelos automobilistas, demonstrar que a coabitação entre o automóvel e a bicicleta é possível e deve ser promovida sem radicalismos. Finalmente, um lifestyler procurará demonstrar que o uso da bicicleta é possível no dia a dia, com vantagens para o seu utilizador. Não esquecer contudo que provavelmente apenas cerca de 10% das pessoas em Portugal ponderaria utilizar a bicicleta no dia a dia e, dessas, talvez outros 10% as utilizassem verdadeiramente se existissem infra-estruturas rudimentares. O que, para um país como Portugal, já seria uma vitória para os utilizadores e para os automobilistas, uma vez que cada bicicleta na rua é menos um automóvel em circulação.

16 de novembro de 2007

Local Resources XXI

Do texto da Carta de Aalborg a que já aqui se fez referência (existe um link à esquerda sob a designação Local Resources XXI) nesta página, resultam diversos compromissos para implementação de práticas de desenvolvimento sustentado. O projecto Local Resources XXI é co-financiado pela União Europeia e é acessível aos diversos governos e autarquias que pretendam implementar medidas de desenvolvimento sustentado em diversas cidades e vilas europeias ao nível da governação, ambiente, consumo de recursos, saúde, economia, mobilidade urbana, entre outras. No que aqui nos interessa referir, foram criadas diversas ferramentas (tool kits) que estão acessíveis on-line para implementação deste tipo de políticas. O que não se percebe é porque motivo as mesmas não são utilizadas (passarão despercebidas?) pelos nossos gestores públicos para aumento de qualidade de vida das cidades. São raras e honrosas as excepções a esta constatação e mais raras ainda as manifestações de activismo na sociedade civil para implementação de políticas de sustentabilidade. Deter-nos-emos novamente neste assunto mais adiante.

[Aprovada moratória da pena de morte na ONU]

Um pequeno parentesis se justifica, pelo tamanho do passo que decisão representa. Ontem, na terceira comissão da Assembleia Geral da ONU foi aprovada a moratória que decreta a suspensão das execuções da pena de morte em todo o mundo, apresentada sob proposta da União Europeia. Do resultado da votação, embora não obtido por unanimidade dos Estados, ressalta o voto favorável da Rússia. As anteriores comissões, ambas da década de noventa, não haviam logrado alcançar este resultado. A moratória será agora votada na Assembleia Geral, em Dezembro, carecendo de uma maioria simples para aprovação. Apesar de as resoluções a ONU não terem força de lei, este não deixa de ser um momento histórico.

12 de novembro de 2007

Especialistas em alterações climáticas reunidos em Valência


Especialistas da ONU reúnem-se hoje em Valência, Espanha, com o propósito de aprovar uma síntese sobre as bases científicas e as medidas necessárias para combater as alterações climáticas. Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, organismo recentemente galardoado com o Nobel da Paz), trata-se do texto com “maior relevância política” elaborado até ao momento. O mesmo foi revisto por 2.500 especialistas e redigido por 450 cientistas de 130 países, tendo sido elaborado ao longo de seis anos. Está dividido em 4 tomos. O documento, que ficará conhecido como AR4 (por ser a quarta reunião do IPPC acerca do assunto), esclarece a realidade do fenómeno e a responsabilidade da acção humana nas alterações climáticas.
.
Refira-se no entanto que, embora abordando o assunto de forma frontal, o documento não recorre ao alarmismo como forma de chamar a atenção para a necessidade de mudança de hábitos.
.
Fonte: El País, Ed. de 12 de Novembro de 2007

10 de novembro de 2007

Festival Bike 2007 - teste familiar


No Festival Bike 2007 foram várias as pessoas que tiveram oportunidade de testar a Xtracycle. Uma família no entanto despertou a atenção dos presentes. Um pai, um filho e dois sobrinhos entre os seis e os onze anos, com toda a simpatia deram-nos o feed-back de um teste familiar a quatro, com impressões positivas. Um excelente instantâneo em Santarém, que não foi apenas para a foto.

Brompton Portugal

Em matéria de cicloturismo e para os commuters, há uma marca de bicicletas incontornável no mercado mundial, as dobráveis da Brompton. Estas acabam de chegar a Portugal, através da Corrente Paralela. São bicicletas extremamente perfomantes, de reduzido peso e elevada fiabilidade. Caracterizam-se ainda pelo seu engenhoso sistema de dobragem e pela versatilidade para o uso diário. Nas cidades, quem tenha de se deslocar utilizando o autocarro, metro ou comboio, são um excelente complemento na medida em que podem ser transportadas como bagagem de mão. A não perder, vale a pena a visita à loja ou à página da empresa. Já os temos nos nossos favoritos. Estiveram em Santarém, amizade instantânea, um enorme prazer encontrar pessoas assim (sem desprimor para os demais vizinhos de salão).

7 de novembro de 2007

Universidade do Minho dá bicicletas aos alunos

O equipamento é pessoal e intransmissível e ao fim de três anos o utilizador poderá exercer a opção de compra do veículo por uma quantia simbólica
Duas mil bicicletas vão ser distribuídas, gratuitamente, a estudantes da Universidade do Minho (UM). A iniciativa é dos serviços de acção social da própria universidade, em cooperação com uma empresa de Aveiro, a Ideia Biba, que criou a Bute (Bicicleta de Utilização Estudantil).
A Bute é uma bicicleta do tipo citadino, equipada com um cesto para facilitar o transporte de livros ou computadores, descreve Carlos Silva, administrador dos serviços de acção social da UM. O equipamento é "pessoal e intransmissível" e será entregue por um período de três anos, findo o qual os utilizadores poderão optar pela aquisição da bicicleta, mediante o pagamento de uma quantia simbólica que rondará os 25 euros, esclarece o mesmo responsável. Funcionários e docentes também poderão candidatar-se ao equipamento, que será entregue por fases.O objectivo do projecto é "promover o ambiente, o desporto e a vida saudável". "Queremos influenciar as pessoas a deixarem o carro em casa", sublinha Carlos Silva. Os interessados terão de preencher um formulário de adesão, que serve como boletim de candidatura e de identificação do equipamento e do seu titular. As primeiras 200 bicicletas vão ser atribuídas em Novembro, "com prioridade para os estudantes bolseiros colocados nas residências universitárias", refere a mesma fonte acrescentando que projecto vai alargar-se gradualmente a toda a academia, sendo a intenção da UM distribuir 200 bicicletas por mês até Julho de 2008. Além disso, serão criadas 50 estações de parqueamento nos dois campi da academia, em Braga e em Guimarães.Na base desta iniciativa, que vai ser apresentada publicamente na próxima quarta-feira, está "um novo conceito de mobilidade urbana", financiado a partir de receitas publicitárias provenientes de um conceito pouco divulgado em Portugal, o advertising in motion, que passa pela inclusão de uma imagem ou de um produto promocional nas bicicletas.Além do equipamento gratuito, os utilizadores vão contar com "assistência e manutenção gratuita" que estará disponível em oficinas próprias. Embora se trate de um projecto dirigido à comunidade universitária, o Bicicletas de Utilização Estudantil (Bute) vai desenvolver-se em cooperação com outras iniciativas de mobilidade de cariz municipal, como o aproveitamento de ciclovias e a promoção de meios de transporte ecológicos. Segundo Carlos Silva, responsável pelo projecto Bute, os equipamentos começarão a circular primeiro em Braga e só depois em Guimarães, isto porque as negociações entre a UM e o município de Braga já estão praticamente concluídas.
.
In Jornal Público de 29/10/2007, artigo de Victor Ferreira

José Apolinário quer vias cicláveis em Faro

O presidente da Câmara de Faro quer criar na cidade um conjunto de vias cicláveis, cujo primeiro troço pode arrancar já no próximo ano, num projecto da autarquia em parceria com a Universidade do Algarve.
Em entrevista à Agência Lusa, José Apolinário disse que a primeira experiência é ligar o Largo de S. Francisco até ao Complexo Desportivo da Penha com uma via "devidamente assinalada para bicicletas", que poderá estar lançada até ao primeiro semestre de 2008.A autarquia, em conjunto com a Universidade do Algarve, está a desenvolver um projecto das vias cicláveis e o objectivo é promover os transportes amigos do ambiente e a utilização mais regular da bicicleta em espaço urbano, em detrimento do automóvel.Um especialista em tráfego da Universidade do Algarve, Manuel Tão, explicou à Lusa que a filosofia de vias cicláveis "só é eficiente quando está combinado com parques dissuasores"."É possível em Faro se soubermos combinar via ciclável com vários parques dissuasores e ter também transportes públicos", avança Manuel Tão.Os parques dissuasores, como poderia ser o Largo de S. Francisco, servem para estacionar o carro e pegar na bicicleta logo a seguir, com a vantagem da "flexibilidade de horários" e de se poder "deixar a bicicleta em qualquer ponto da cidade", adiantou o especialista em tráfego."É sempre bom vias cicláveis, sobretudo para Faro, uma capital regional onde há excessiva dependência de transporte automóvel individual", observou Manuel Tão.O especialista e professor na Universidade do Algarve recorda que o objectivo das vias cicláveis é conseguir combinar "transporte individual com outros transportes públicos e com a mobilidade sustentável suave", como é o caso das bicicletas, que implicam um investimento suave. A mobilidade sustentável suave diverge da mobilidade sustentável porque não envolve meios pesados nem investimentos elevados, como é o caso da bicicleta ou andar a pé em redes pedonais. A primeira experiência de uma via ciclável em Faro prevê que o traçado faça a ligação à Ecovia, projecto-piloto em Portugal, que ligará Sagres a Vila Real de Santo António numa extensão de 214 quilómetros, em fase de finalização, e que irá passar pelo Bom João e Largo de S. Francisco.
.
In Jornal Barlavento de 26/10/2007, por Hugo Rodrigues

4 de novembro de 2007

Produtos e preços



O Planeta QI, através da QI Cycles é desde há pouco representante para Portugal das marcas YUBA e XTRACYCLE, ambas constituindo projectos de construção e disseminação de velocípedes com elevadas prestações e capacidade de carga para o utilizador diário que pretende dispensar em larga medida a utilização do automóvel.
.
O CONCEITO: Ambas as marcas se assumem como um conceito inovador e dinâmico de mobilidade na vida urbana e de aventura, assumindo a designação SUB (Sports Utility Bike) e serão comercializadas, com evidentes vantagens para o utilizador final, segundo o conceito bike-in-a-box semelhante ao seguido por marcas a IKEA ou a HABITAT. Com este conceito, o utilizador recebe em casa ou apanha num distribuidor oficial uma caixa de fácil transporte que lhe permite montar o seu veículo em casa, a um preço competitivo segundo a lógica, “mais bicicleta por menos dinheiro”.
.
AS MARCAS:
.
A YUBA é uma SUB a lançar no mercado mundial e em simultâneo em Portugal no início de Dezembro, assumindo-se como um veículo de elevada capacidade de carga, seja de pessoas ou objectos. É uma bicicleta com diversas qualidade, das quais se destacam a elevada robustez e versatilidade do conjunto, devidamente enquadrado por um peso comedido. A ficha técnica pode ser consultada (por enquanto somente em inglês) aqui.
.
A XTRACYCLE insere-se no mesmo conceito de SUB, sendo uma marca que fabrica um kit completo (denominado Free Radical) que se destina a ser instalado numa bicicleta (nova ou usada), seja com roda 26” ou 28”, permitindo que esta adquira uma maior distância entre eixos e, por conseguinte, uma maior capacidade de carga complementada com equipamento especificamente adaptado à função, dos quais se destacam uma extensão de quadro, plataforma e dois alforges de elevadas dimensões. Todas as peças necessárias à instalação do kit numa bicicleta convencional são fornecidas e estão incluídas no preço de venda. A bicicleta assim obtida insere-se na categoria SUB, mantendo as mesmas qualidades da bicicleta de base, com a capacidade de carga em acréscimo, podendo ser personalizada pelo utilizador, a seu gosto. Para mais informações, poderá consultar o site da marca aqui.

3 de novembro de 2007

Festival Bike 2007 - Obrigado a todos

Os nossos agradecimentos a todos quantos nos visitaram ao longo deste Festival Bike 2007, clientes, visitantes, colegas expositores. Pelo contributo, pelas questões que nos vêm colocando, pelo input sobre produtos, pelos contactos que nos permitem criar uma rede de amigos. Em breve voltaremos ao vosso contacto com as novidades e a súmula do que foram estes dias em Santarém. Igualmente, os nossos agradecimentos ao staff do CNEMA, pela hospitalidade, pela simpatia, pela disponibilidade a cada instante.
O Planeta Q.I. está satisfeito com os primeiros dois dias de Festival Bike; o balanço da participação já é positivo e garantidamente está em fase de gestação a ideia de participação nos Caminhos de Santiago.

Festival Bike 2007 - Nª Srª das Bicicletas


Obrigado João, pela visita, pelo contributo da foto e pela forcinha. Aquele abraço.

Festival Bike 2007 - Velib


Uma agradável surpresa neste salão: a velib e a sevici, modelos de bicicletas de uso público urbano nas cidades de Paris e Sevilha, respectivamente, são de fabrico nacional (Órbita), embora comercializadas pela JCDecaux. Honestamente, não compreendemos porque motivo a Órbita não capitaliza este importante trunfo comercial, nem faz menção disso na sua página que, de resto, infelizmente, não sofre qualquer actualização há imenso tempo. Desejamos contudo que o conceito vingue e se multiplique, a bem da mobilidade urbana, dado que é do mais avançado que existe, de momento, a nível mundial em bicicletas de uso público.

2 de novembro de 2007

Festival Bike 2007 - stand QI

O Planeta QI está instalado. A área é pequena, mas agradável e a vizinhança simpática, assim como o staff do CNEMA. Ontem à noite conseguimos dar uma volta pelos outros stands e apercebemos-nos de algumas novidades muito interessantes de que tentaremos dar conta adiante. Em relação ao conceito SUB, tem havido interesse e curiosidade por parte das poucas pessoas que acorreram durante a manhã ao CNEMA. Como aventura , é um prazer partilhá-la aqui. Temos dez entradas para distribuir por quem as solicitar através do emial e.alves@vizzavi.pt.