8 de fevereiro de 2008

Sheldon Brown, 1944-2008

Acabo de saber, com consternação, do falecimento de Sheldon Brown, no dia 3 de Fevereiro. O nome deste americano do Massachussets não dirá nada à maior parte dos leitores, mas era das pessoas que mais deveria saber, em todo o mundo, acerca de bicicletas, sobretudo de cubos de rodas e mudanças. Uma verdadeira enciclopédia do assunto. Há algum tempo que não ia à sua página pessoal, nem trocava emails com ele e por isso não me apercebi da degradação do seu estado de saúde (padecia de uma forma rara de esclerose múltipla). E era um verdadeiro prazer fazê-lo, tal a simplicidade com que partilhava os seus conhecimentos. Numa ocasião cheguei a telefonar-lhe e estivemos perto de meia-hora ao telefone a falar de cubos Sturmey-Archer da década de 40-50 (tenho uma bicicleta equipada com um cubo desses original e tinha uma dúvida acerca da montagem de uma peça). Apesar da minha ignorância na matéria, teve a paciência de me explicar tudo e ainda me enviou um .pdf com os planos originais da peça em causa. Isto depois de me dizer com toda a delicadeza possível que tais cubos eram uma bela porcaria ("a nice piece of junk"), diga-se de passagem.
Apercebi-me que toda a gente que tem um fraquinho por bicicletas sentia por Sheldon o mesmo tipo de admiração que eu. Inteiramente merecida, de resto, posso acrescentar. Não era meu amigo, evidentemente, mas era reconfortante saber que existia uma pessoa assim.
A última coisa que soube dele é que estava indeciso entre votar em Clinton ou Obama, mas numa actualização recente da sua homepage afirmou que votaria em Obama. Ah! E era um americano que falava francês.
Boas pedaladas Sheldon.

1 comentário:

Alexandre Magno disse...

Da obra de Sheldon Brown, você conhece traduções em português?