26 de setembro de 2008

Trek District


Em termos de design, desde a última Trekworld, a palma de ouro vai para a novíssima Trek District 2009, uma single speed para a cidade, dotada de uma robusta correia em kevlar que substitui com vantagem a corrente, dado que dispensa lubrificação e, não menos importante, calças sujas com óleo.

El Ranchero, by Gary Fisher


Bem sabemos que é apenas um protótipo, mas é um protótipo com a assinatura de um tal senhor Gary Fisher e quando Gary Fisher faz um bicicleta, é sempre motivo de notícia. Mas neste caso tem triplo interesse: 1) é uma long tail; 2) tem dois lugares com selim, um deles para passageiro, como se fosse um tandem e ainda plataforma de carga; 3) é compatível com gearing da Xtracycle. O nome de baptismo? El Ranchero. Bem-vinda portanto, à companhia do Free Radical, Yuba e Kona Ute entre outras.

23 de setembro de 2008

Start Wearing Purple - o mundo violeta da Yahoo

Interessante, a experiência. A Yahoo preparou 20 bicicletas, equipou-as com uma câmara fotográfica no guiador, a qual tira fotos a cada 60 segundos. O aparelho está acoplado a um GPS e a um telefone GSM que envia as fotos imediamente para o Flickr. O conjunto é alimentado por um painel fotovoltaico colocado numa grelha por cima da roda traseira. As bicicletas foram entregues a 20 pessoas em 20 cidades do mundo. O resultado pode ser visto aqui.
O Mikael (que também usa o nick Zakkaliciousness) é um fotógrafo profissional e director cinematográfico. Este ano foi responsável pelo stand da Velorbis na Eurobike (ilustrado com fotos do seu blog) e está com a bicicleta que rola em Copenhaga (devidamente "copenhaguizada", evientemente). Gere, para além disso, os blogs Copenhagen Cycle Chic e Copenhagenize e o excelente site zakka.dk, todos dignos de visita.


22 de setembro de 2008

Um edil a pedais

Não é caso único em Portugal. É conhecido o caso de Moita Flores, há outros que o imitam. Mas será caso único no Algarve: habitualmente, Macário Correia não chega à câmara montado num selim. “Moro a 5 quilómetros da câmara, e tenho que transportar muitos documentos, de forma que uso o carro na minha deslocação”, precisa o edil de Tavira ao OA. Hora da saída de casa: 6:30 da manhã.
Contudo, mal chegado aos paços do concelho, às 7 da manhã, o autarca monta uma das cinco bicicletas existentes no município – à disposição de qualquer funcionário, superior, inferior ou médio – e faz-se à estrada, a caminho do correio.
As cartas só mais tarde serão abertas pela primeira funcionária a chegar à câmara, que antecipa o horário legal de trabalho.

Pistas cicláveis na zona ribeirinha de Lisboa

Os lisboetas vão poder percorrer a frente ribeirinha entre Belém e o Cais do Sodré de bicicleta a partir de Junho de 2009, um projecto que integra o plano das vias cicláveis que será hoje apresentado por António Costa.Para que a pista ciclável possa ser uma realidade entre Cais do Sodré e Belém a autarquia assina hoje um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), uma vez que alguns troços passam em terrenos sob jurisdição da APL. Na mesma altura será apresentada a rede de bicicletas partilhadas, à semelhança do que já acontece em cidades europeias como Paris, Barcelona e Saragoça. Este projecto envolve 2.500 bicicletas que estarão ligadas ao sistema de transportes públicos através do cartão Lisboa Viva e terão um sistema próprio de utilização para manter a rotatividade que implica um uso limitado de meia hora por cada utilizador. O projecto prevê a existência de 250 postos de estacionamento para estas bicicletas e o preço do passe anual para usar estas bicicletas rondará os 25 euros.
Fonte: Agência Lusa

9 de setembro de 2008

EUROBIKE 2008

A EUROBIKE, a maior exposição em solo europeu incidindo sobre a temática dos velocípedes decorreu entre 4 e 7 de Setembro na pequena localidade alemã de Friedrichshafen, sita nas margens do Lago Constança. O certame fechou as suas portas no passado Domingo com números recorde: 36.800 visitantes profissionais oriundos de 75 países, o que representa um acréscimo de 8%. Paralelamente ao crescimento do número de visitantes, igualmente o volume de negócios naquela área de indústria cresceu exponencialmente, sendo a bicicleta um produto em moda, segundo comunicado da Associação Internacional dos Fabricantes de Bicicletas feito em conferência de imprensa antes do início do evento. Dentro da indústria, as vendas das bicicletas de cidade representam já uma fatia de 24,5% no volume de negócios em solo europeu.

Fundo soberano da Noruega sai da mineira Rio Tinto

Segundo a agência Lusa, o fundo soberano da Noruega, um dos mais importantes do mundo, excluiu a empresa Rio Tinto da lista das suas aplicações financeiras devido aos danos causados pelo grupo mineiro anglo-australiano ao meio ambiente, anunciou hoje o governo.O fundo de pensões público, que representava 1,9 biliões de coroas (251,8 mil milhões de euros) no final de Junho, vendeu todas as suas acções da Rio Tinto PLC e da Rio Tinto Ltd, empresa concessionária de minas na localidade espanhola de Rio Tinto, província de Huelva, participações que valiam mais de 4,8 mil milhões de coroas no final do ano passado. "O Ministério das Finanças decidiu excluir o grupo Rio Tinto do fundo de pensões público devido aos graves riscos ambientais" que esta sociedade representa, indicou o ministério num comunicado. "Não há nenhum sinal de que as práticas da empresa mudarão no futuro ou que medidas serão tomadas para reduzir sensivelmente os danos infligidos à natureza e ao ambiente", acrescentou. O governo norueguês excluiu também a sociedade norte-americana Freeport em 2006, porque na exploração da mina de Grasberg, na Indonésia, deposita os produtos tóxicos num rio vizinho. Criado para a era pós-petróleo, o fundo norueguês, mais conhecido pelo nome de "fundo petrolífero", investe em acções e obrigações internacionais. A sua gestão obedece a regras éticas muito estritas, seguidas por um número crescente de fundos privados. São assim proscritos os fabricantes de armas "particularmente desumanas" (armas químicas, nucleares ou biológicas, minas anti-pessoal), e os grupos culpados de violação dos direitos humanos, de corrupção ou degradação do ambiente em larga escala. Cerca de 30 empresas, entre as quais Boeing, Wal-Mart, EADS, Safran e BAE Systems, figuram já na lista negra do Ministério das Finanças noruguês.

8 de setembro de 2008

Sexo verde


A Greenpeace México publicou um guia verde para o sexo sustentável. Algumas das sugestões são, evidentemente, senso-comum e outras farão sorrir, mas pelo menos farão reflectir em como até o mais pequeno dos gestos não é insignificante para a preservação do planeta.

2 de setembro de 2008

Coming Soon...

Vendée Globe 2008/2009



Regresso ao Mar

Troféu Quebramar-Chrysler

Cascais, 27 a 29 de Agosto de 2008

Dias difíceis em Cascais: um primeiro dia com ventos muito fracos a moderados, mas sobretudo com poucos saltos. Já no segundo dia, ventos saltitantes e moderadamente fracos que obrigaram a deferimentos na largada. Muito trabalho para os tácticos no início, dadas as nuvens baixas que passavam pela baía da vila. No terceiro dia o vento caiu por completo e as regatas disputaram-se maioritariamente ao balcão do Skippers e na tenda Quebramar, em terra. Também houve quem aproveitasse os descontos na Helly Hansen e na Slam.

Para a história da competição, fica uma excelente organização e a vitória do Desafio na classe GP 42 e do Luso Roux em ORC Open. Os GP 42 seguem agora por mar para a última manche do campeoanto a disputar em Puerto Calero, Canárias, entre 16 e 18 de Outubro, na qual encontrarão os TP 52 para o epílogo do seu campeonato, antes da Taça do Mundo a disputar igualmente no arquipélago.

A não perder entretanto: os TP 52 disputam entre 16 e 20 de Setembro a sexta e última manche da Audi Med Cup, ao largo de Portimão. Agende-se portanto uma visita a Portus Hannibalis (em homenagem ao general romano Hanibal Barca) naqueles dias, se possível com passagem pela Galeria do Arade.

Tudo isto constitui um aperitivo para o arranque, em 12 de Outubro, da Portimão Global Ocean Race, naturalmente imperdível.