31 de janeiro de 2010

Copenhagen Wheel


Apesar do falhanço da cimeira de Copenhaga, nem tudo correu mal em Dezembro naquela cidade. Assim, embora salvaguardadas as proporções do evento, aquando da Cimeria foi feita a apresentação mundial da Copenhagen Wheel. O projecto pretende permitir transformar qualquer bicicleta convencional (como a Planeta 01) numa E-bike híbrida. Aparentemente, acumula a energia dissipada ao pedalar e a travar, podendo ainda monitorizar as condições de tráfego e as fontes de poluição em tempo real, afixando a informação no ecrã de um telefone portátil com o qual interage através de uma conexão Bluetooth. Se chegará alguma vez à fase de produção (prevista para arrancar em 2010), é um excelente invento. Ainda não há preço.


O engenho está ao nível do que era a Revopower, que foi objecto de uma breve referência aqui no Planeta Q.I., mas que infelizmente nunca passou da fase de pré-produção. Por outro lado, pode ser um competidor sério do espectacular (mas caro) SinDrive da BionX. Aguardemos com esperança que seja comercializado, mas para já existe um forte apoio de entidades públicas ao projecto.

Planeta 01











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Estava prometido, aqui está a PLANETA 01, uma custom made, feita a partir do quadro de uma Yé-Yé com mais de 40 anos, tendo sido utilizados o guiador, alavancas de travões e o selim (da Tabor) convencionais. Em seguida adoptaram-se uns aros Parallex nos quais se montaram um gerador Shimano (frente) e um sistema de mudanças Shimano Nexus 8 com travões de tambor incluídos. O motivo? Os aros originais, como se sabe, eram de medida superior e não queríamos adoptá-los para "limpar" a linha da bicicleta dos travões de ferradura de série. Como inconveniente, os cranks (medida 175 mm) e os pedais (Union) ficam demasiado próximos do solo, pelo que é preciso alguma precaução a curvar, mas felizmente os Vredestein com banda reflectora aguentam-se muito bem.

O próximo passo é embutir a cablagem no interior do quadro e inserir lâmpadas de LED na caixa de direcção e na zona do espigão do selim. Por enquanto, a concessão ao design reside no guarda-corrente estilizado, constituído por uma fina vara de alumínio escovado, fixa por abraçadeiras convencionais, que em breve serão substituídas por peças específicas de latão made in Planeta-QI.

E porque não se optou por uma single speed? Pelo simples motivo que nas deslocações diárias muitas vezes existem subidas a enfrentar. Mas com o chegar da forma, pode ser esse o caminho a seguir e nesse caso o Nexus passa para um novo projecto, já em curso.

18 de janeiro de 2010

Dia da Terra - Powering the Green Generation


O Planeta QI está, por estes dias, pouco e-produtivo. Na verdade, prepara-se activamente o quadragésimo aniversário do Dia da Terra em conjunto com uma escola da cidade de Faro, na qual constam as seguintes iniciativas:

1. Assinalar a importância da reciclagem;

2. A prática de um "acto verde" por dia como forma de reduzir a pegada ecológica individual de cada um;

3. A ida a pé, de bicicleta, ou usando um transporte público para a escola, no quadragésimo Dia da Terra (22 de Abril de 2010);

4. A elaboração de uma petição simbólica à Assembleia da República, subscrita unicamente por crianças, propondo o incentivo de práticas ambientais (literacia ambiental)


Oportunamente voltaremos ao assunto por aqui.

10 de janeiro de 2010

c40.org


History

In October 2005, representatives of 18 leading world cities met in London to discuss joining forces to tackle global warming and climate change.

The representatives saw the need for action and cooperation on reducing greenhouse gas emissions and pledged to work together towards achieving that goal.

At the end of the conference, a communiqué was signed which recognised the need for cities to take action and to cooperate on reducing climate emissions.

The cities also promised a number of action points, including most notably the creation of procurement policies and alliances to accelerate the uptake of climate-friendly technologies and influence the market place.

Partnering with the Clinton Foundation
In August 2006, the initiative was further strengthened when former President Clinton and the former Mayor of London Ken Livingstone announced a partnership between the Clinton Climate Initiative and the Large Cities Climate Leadership Group (since then renamed "C40"). This new partnership pledged to reduce carbon emissions and increase energy efficiency in large cities across the world.


What is the relationship between climate change and cities?
Cities cover less than one per cent of the earth's surface but are disproportionately responsible for causing climate change.

Currently, around 50 per cent of the world’s population live in cities (set to reach 60 per cent by 2030). Yet cities and urban areas consume some 75 per cent of the world's energy and are responsible for up to 75 per cent of greenhouse gas emissions.

So a majority of the world's energy consumption either occurs in cities or as a direct result of the way that cities function (eg through transport of goods to points of consumption in cities).

Cities bear a large responsibility for causing climate change and are therefore key to alleviating climate change. We have to move from a high energy-use, wasteful economic model to one that conserves energy and minimises waste. In other words we have to be more efficient.

How are cities affected by climate change?
The effects of climate change are often more keenly felt in cities, eg the Urban Heat Island effect. Since many of the world's major cities are very close to the sea, rising sea levels are a major threat.

The concentration of resources in cities can be a useful weapon in fighting climate change. Cities are often centres of new thinking and policy innovation – cities are in a great position to lead the way for others to follow. Novel approaches can be developed that if successful can be rolled out to other cities.

7 de janeiro de 2010

Bom Ano Novo!

Apesar de se tratar de um 'jiggle' com algum tempo, vale a pena começar o ano a sorrir com este excerto do "Doc Vidas".