31 de janeiro de 2010

Planeta 01











.
Estava prometido, aqui está a PLANETA 01, uma custom made, feita a partir do quadro de uma Yé-Yé com mais de 40 anos, tendo sido utilizados o guiador, alavancas de travões e o selim (da Tabor) convencionais. Em seguida adoptaram-se uns aros Parallex nos quais se montaram um gerador Shimano (frente) e um sistema de mudanças Shimano Nexus 8 com travões de tambor incluídos. O motivo? Os aros originais, como se sabe, eram de medida superior e não queríamos adoptá-los para "limpar" a linha da bicicleta dos travões de ferradura de série. Como inconveniente, os cranks (medida 175 mm) e os pedais (Union) ficam demasiado próximos do solo, pelo que é preciso alguma precaução a curvar, mas felizmente os Vredestein com banda reflectora aguentam-se muito bem.

O próximo passo é embutir a cablagem no interior do quadro e inserir lâmpadas de LED na caixa de direcção e na zona do espigão do selim. Por enquanto, a concessão ao design reside no guarda-corrente estilizado, constituído por uma fina vara de alumínio escovado, fixa por abraçadeiras convencionais, que em breve serão substituídas por peças específicas de latão made in Planeta-QI.

E porque não se optou por uma single speed? Pelo simples motivo que nas deslocações diárias muitas vezes existem subidas a enfrentar. Mas com o chegar da forma, pode ser esse o caminho a seguir e nesse caso o Nexus passa para um novo projecto, já em curso.

Sem comentários: