Nas águas de Valência começa hoje a disputa da XXXIII Taça América em Vela. O mais antigo troféu do mundo (em disputa desde 1851) será atribuído ao vencedor da contenda entre o defender, o catamarã Alinghi, liderado por Ernesto Bertarelli, e o challenger, o trimarã BMW Oracle liderado por Larry Ellison. As provas decorrerão hoje, quarta-feira e sexta e podem ser vistas em directo no canal Eurosport e no site oficial da prova.
Como pontos de interesse, a contrapor ao maior classicismo das linhas do Alinghi, estão a extrema inovação técnica que constitui a asa vélica rígida com flaps afináveis individualmente em torno do enorme mastro do BMW Oracle e o polémico sistema de ajuda ao deslizamento na água, que implica libertar um químico em redor do casco durante a navegação.
Após dois anos de disputas judiciais indescritíveis, o desejável será que a competição tenha lugar na água e que ganhe a melhor equipa. Na tripulação de terra do Alinghi há um português de Setúbal, João Cabeçadas, que alinha na sua terceira campanha da Taça América. O Planeta QI torce pelo Alinghi, a primeira equipa a trazer o troféu para a Europa desde a criação da competição.
Sem comentários:
Enviar um comentário