19 de dezembro de 2011

Bikeability midterm seminar

Cities for zero-emission travel and public health 





A transição do aumento do transporte de pessoas do automóvel para as bicicletas é geralmente considerada como um ganho para a sociedade, de forma mais profunda, em termos de redução de emissões e aumento da saúde pública. No entanto, o modo de partilha da bicicleta diminuiu nos últimos anos, levando à conclusão pelo Governo dinamarquês, que as condições para o uso da bicicleta  devem ser melhoradas para aumentar o uso desta como meio de transporte. Este projecto de investigação parte desta conclusão e incide sobre as pré-condições para o uso da bicicleta; os possíveis efeitos das mudanças do ambiente urbano e infra-estruturas cicláveis bem como as metodologias para a avaliação de alterações nas redes existentes com base em dados espacialmente existentes a um micro nível. Desta forma, o foco estratégico do projeto é o modo como reforçar a capacidade do uso da bicicleta (bike-ability) em áreas urbanas, em quatro níveis:

a) mudanças sociais, culturais e demográficas da população urbana;
b) mudanças na estrutura urbana (densidade populacional, quantidade e qualidade de vias cicláveis, respetiva localização e infra estruturas); 
c) mudanças na infraestrutura ciclável (novas ciclovias, viadutos)
d) mudanças na programação da rede viária (semáforos, segregação da rede ciclável)

Naturalmente, o modelo tem em conta estudos comportamentais e motivacionais e toma por base a sociedade dinamarquesa. Contudo, o seminário destina-se a permitir a aplicação dos resultados do projeto alargando-o a outras zonas do globo, onde se pretenda implementar ou amplicar o uso da bicicleta como meio de transporte.


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