30 de abril de 2013

Parabéns Sevilha

Segundo o índice anual publicado pela copenhagenize.eu, Sevilha está colocada no quarto posto do ranking em 2013, apenas atrás de Amesterdão, Copenhaga e Utrecht. Em apenas 7 anos a cidade passou de um uso marginal da bicicleta de 0,5% para 7% (aumento médio de 6,5% ao ano) no conjunto das deslocações dentro da sua área urbana, devido a um moderno e eficaz planeamento, combinadas com um forte ativismo e vontade política. As bicicletas de uso partilhado também constituem um forte incentivo para o sucesso do projeto.


Embora longe dos 30% das três primeiras cidades, Sevilha é a cidade onde o uso da bicicleta mais tem crescido e a que tem as melhores e mais modernas infraestruturas.



The Copenhagenize Index - Tokyo

Na implementação de um plano ciclável, a barreira de 5% aparece como muito difícil, sendo a meta dos 15%  aquela com que todos os planeadores sonham. Novos desafios se colocam, mas desde já há um grande obstáculo no horizonte: em Espanha discute-se a implementação da obrigatoriedade de uso do capacete na bicicleta, o que pode constituir um forte revés se for aprovado.


Sem comentários: