29 de outubro de 2007

Halloween ride 2007

O Planeta Q.I. vai ser oficialmente pré-lançado entre amigos no dia 31 de Outubro. Crianças e graúdos, de bicicleta, trajados a rigor, como é de lei. Devo confessar que normalmente sou avesso às comemorações anglo-saxónicas como a do dia das bruxas, em especial quando colidem com as nossas, mas nunca devemos criticar o que não conhecemos. Daí este vosso escriba ter decidido recolher informação acerca do assunto, tendo chegado à seguinte conclusão, segundo diversos sites: o incorrectamente chamado dias das bruxas (assim designado apenas nos países de forte implantação católica), quer designar um dia santo para a cultura celta no qual se pretendia celebrar o fim da época estival (fim do Verão), então conhecido como o dia de Samhain. Organizava-se então um grande festival que, para os celtas, funcionava como ano novo. Por ser uma noite sagrada para a civilização celta, designava-se hallow evening, mais tarde, por contracção vocabular, degenerou em hallow’en e posteriormente em halloween. Há outra tese que sustenta que halloween resultou da contracção de all hollows eve (véspera de dia de todos os santos). Certo é que por ser um ritual pagão, a Santa Madre Igreja desde sempre tentou evitar a sua comemoração, tendo perseguido quem se entregava a tais comemorações sob acusação de feitiçaria e bruxaria – pelo que este dia passou a ser conhecido entre nós, no mundo católico, por dia das bruxas.
.
A cultura celta esteve (e ainda está) muito presente entre nós no Nordeste Transmontano, faz parte da nossa riqueza cultural, pelo que será culturalmente interessante revitalizar um ritual com o qual temos algo de comum, posto que há resquícios destes rituais em celtas aldeias raianas de Trás-os-Montes. Qu'importe, para não vos maçar mais, a CML e a Lusort organizam eventos de Halloween em
Loulé e em Vilamoura
.

O Planeta Q.I. junta-se ao espírio hallow evening (com pais e crianças) e reúne-se depois do jantar, às 20.30H, no Häagen Dazs da Marina de Vilamoura, para travessuras e gostosuras em duas rodas, posto que as vassouras, apesar do seu baixo teor de emissões de CO2, estão banidas do programa.

Sem comentários: