Aqui pode verificar a comparação entre o percurso feito até ao momento pelo Groupama 3 e o actual detentor do recorde, o catamarã Orange 2 de Bruno Peyron, em 2005. Há quase 500 milhas de diferença entre um e outro à passagem pelo Equador, a favor do primeiro.
30 de janeiro de 2008
Groupama 3: recorde entre Ouessant e a Linha do Equador
Aqui pode verificar a comparação entre o percurso feito até ao momento pelo Groupama 3 e o actual detentor do recorde, o catamarã Orange 2 de Bruno Peyron, em 2005. Há quase 500 milhas de diferença entre um e outro à passagem pelo Equador, a favor do primeiro.
Perdas de água na rede pública em Lisboa
Estas perdas de água equivalem, por exemplo, a 3.800 tanques centrais do Oceanário de Lisboa, que tem capacidade de 5.000 metros cúbicos, ou a 19 dias consecutivos de captação, pela torre de bombagem existente na albufeira da Barragem de Castelo do Bode.
Os números, evidentemente, assustam, mas nem são, em termos relativos, dos piores no país. Faro, por exemplo, já chegou a perder cerca de metade da água que circula pelas suas tubagens. O que verdadeiramente choca é o desequilíbrio entre estes desperdícios e as situações de verdadeira carência em certas alturas do ano. Mais ainda, se nos detivermos na ideia que as guerras que vão começando em África muitas vezes têm como motivação o acesso à água por parte dos pastores (nómadas) por contraposição aos agricultores (sedentários). Ou que grande parte dos refugiados deste mundo o são por causa da água, associada a problemas de índole ambiental, seja pela subida das águas nos atóis do Pacífico, seja pela sua absoluta carência motivada por seca ou contaminação dos lençois freáticos.Parabéns Lego
29 de janeiro de 2008
73 minutos em Amsterdão
Parentesis "planetário" para...
«Para a pessoa média no mundo moderno, tanto a saúde mental como a felicidade chegam lentamente, não de repente num único ano».
«Só quando chega à casa dos 50 é que a maioria das pessoas deixa de ser susceptível à depressão. Mais tarde, aos 70, mantendo-se fisicamente em forma, as pessoas, em média, podem sentir-se tão felizes e mentalmente sãs como aos 20 anos».
Foto: Henry Cartier-Bresson
28 de janeiro de 2008
Troféu Júlio Verne em disputa
Época de tentativas de quebra de recordes no Hemisfério Norte. Depois da travessia do Atlântico Norte, Franck Cammas e o seu trimarã Groupama 3 atacam o recorde da volta ao mundo ajudados por uma tripulação constituída pelos melhores e mais experientes marinheiros do planeta. Em disputa está o Troféu Júlio Verne, criado por Yves Le Cornec em 1985. Destinava-se a ser entregue aos tripulantes da primeira embarcação utilizando exclusivamente como meio de propulsão a força do vento ou a força humana que conseguisse realizar a volta ao mundo em tempo inferior a 80 dias. Em 1993 Bruno Peyron arrecadou pela primeira vez o troféu, o qual actualmente está na posse... de Bruno Peyron, com um novo recorde estabelecido em 2005. O tempo de referência de Peyron, a bater, é de 50 dias, 16 horas, 20 minutos e 4 segundos. Cammas e o seu Groupama 3 partiram de Ouessant no passado dia 24 e deverão cruzar a linha de chegada antes de 15 de Março à 1 hora, 9 minutos e 21 segundos (CET).
Esta manhã, já à latitude de Cabo Verde, os velejadores franceses detinham um avanço de 250 milhas sobre o melhor tempo de referência. Todavia, apenas com a entrada no Grande Sul, pela porta do Cabo da Boa Esperança, se verá se a campanha pode ter sucesso. A percepção da meteorologia e o "saltitar" ordenado entre sistemas meteorológicos é fundamental neste tipo de exercício. Para já, a meteorologia parece (e de que maneira!) de feição.
Forum Social Mundial
24 de janeiro de 2008
A árvore de Anne Frank
Valeu a pena a acção dos ambientalistas e dos muitos leitores de Anne Frank que se mobilizaram em defesa de uma árvore condenada à morte. O velho castanheiro das Índias que a jovem Anne Frank via todas as manhãs, do sótão da casa onde se escondia dos nazis, em Amesterdão, e sobre o qual escreveu passagens impressionantes no seu célebre diário, vai escapar à serra eléctrica. Ouvido aqui, esta manhã, por Fernando Alves, na TSF.
Noutro contexto, pode deixar uma folha na árvore de Anne Frank, observar a árvore a partir de uma câmara instalada no anexo onde Anne se escondeu dos nazis, ou efectuar um donativo para ajudar a salvá-la.
Ocean-Express, um novo recorde
23 de janeiro de 2008
Forum de Davos
Armazenamento de carbono florestal a Sul
Fonte: Portal Ambiente Online
Portugal pode ter de gastar mais em créditos de emissões
Portugal vai cumprir o Protocolo de Quioto. Os especialistas em alterações climáticas consideram que o país tem só esta opção. As dúvidas incidem agora nos custos. Perante a derrapagem do PNAC, a verba de 348 milhões de euros destinada à compra de direitos prevista poderá ser revista em alta. Mas também o Fundo Português de Carbono está a marcar passo.
Começou a contagem decrescente para o cumprimento do Protocolo de Quioto. Entre 2008 e 2012 é a prova de fogo para os 55 países que ratificaram o acordo internacional para a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Portugal está em dificuldades para cumprir a meta de, nesse período, não ultrapassar as emissões de GEE em 27 por cento sobre o valor verificado em 1990.
Fonte: Jornal Água & Ambiente, Janeiro 2008
21 de janeiro de 2008
Sir Edmund Hillary
20 de janeiro de 2008
Missão cumprida! Parabéns Francis.
18 de janeiro de 2008
Francis Joyon
Aqui, vamos acompanhar os últimos momentos do percurso de Joyon.