18 de dezembro de 2007

Porto - Estratégia de sustentabilidade

Em Dezembro de 2008 a Agência de Energia do Porto (AdEPorto) compromete-se a apresentar uma proposta de «estratégia para um Porto sustentável», na perspectiva da Agenda 21 Local. Neste sentido, assinou, ontem, um protocolo com a autarquia portuense.
A AdEPorto terá como tarefas a caracterização do suporte ambiental para a cidade (água, ar, solo, áreas verdes, paisagem e energia, tendo em conta a sua expressão territorial. A problemática do ordenamento urbano com o urbanismo, as áreas verdes, os usos da água ou a avaliação dos impactos das actividades na cidade, tais como a da construção e gestão do edificado existente, são outros dos assuntos a ter em conta.
«É uma tarefa ousada e ambiciosa. O Porto já vai sonhando em ser um paradigma das cidades sustentáveis da Europa para os próximos anos», afirmou ontem o presidente da agência, Oliveira Fernandes.
Dos 308 municípios existentes em Portugal, 80 já constam dos 36 processos de Agenda 21 Local. Apesar do crescimento na quantidade de processos, Portugal ainda é o país europeu «com menos processos de A21L em curso, com cerca de 20 por cento dos municípios a levar em conta as orientações saídas das Conferência do Rio (1992) e de Joanesburgo (2002)», de acordo com os dados compilados pelo Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para o portal da iniciativa. A juntar à fraca adesão, muitos dos processos têm dificuldade em manter-se no tempo e transpor a fase de plano de acção.


Sem comentários: