25 de dezembro de 2009
19 de dezembro de 2009
10.30 CET: Deliberações do Plenário da UNFCCC, reunido no Hall Tycho Brahe do Bella Center, em Copenhaga (9ª sessão):
- Aprovação, por unanimidade, na generalidade, do texto do relatório do Ad-Hoc Working Group em relação ao Long-term Cooperative Action under the Convention, o qual servirá de base de discussão no futuro.
- Está em discussão pelo Plenário a apresentação de propostas relativas à especialidade do texto
O texto não é um tratado, nem será objecto de ratificação, constituindo apenas um acordo político que lança as bases de discussão para o futuro. Cada país poderá no entanto juntar-se-ao compromisso dos que o subscreveram. Claramente, toda a gente já olha para o COP-16, a decorrer no México, em 2010.
18 de dezembro de 2009
16 de dezembro de 2009
Bikedispenser
Dia D menos três
Metas globais de longo prazo: Não há acordo sobre o limite de aumento da temperatura média da Terra no futuro (1,5ºC ou 2,0ºC), nem sobre a redução de emissões globais (50% a 95%), nem sobre necessidades de financiamento. Admitindo-se a hipótese dos 2,0% de aumento até 2050, nessa data o Tuvalu já terá provavelmente deixado de existir.
Metas para os países desenvolvidos: Está em aberto até onde irá a contribuição dos países desenvolvidos, em termos de metas legalmente vinculativas de redução de emissões (25% a 45%). A União Europeia foi a mais ambiciosa até ao momento, propondo metas de 40% ainda antes do início da cimeira. EUA e China permanecem reticentes.
Acções para os países em desenvolvimento: O nível de compromisso das acções nacionais para controlar o aumento das emissões nos países em desenvolvimento não está acordado. A forma de monitorização e verificação desses esforços é outro ponto polémico.
Financiamento: As fontes e a escala das contribuições para um fundo de financiamento aos países pobres estão por definir. Poderão ser só os países desenvolvidos ou todos os países, excepto os “menos desenvolvidos”. Este ponto arrasta-se em discussão há já vários encontros, sem que se tenha obtido um consenso.
Protocolo de Quioto: Está em aberto se o Protocolo se mantém ou não e quais seriam as novas metas de redução dos países em desenvolvimento. Os EUA, que não ratificaram Quioto, vêm com maus olhos mantê-lo em vigor.
Florestas: A forma como as alterações no uso do solo e das florestas entram na contabilidade das emissões de cada país é outro ponto central de discussão. A soberania de cada Estado sobre o seu território parece ser o principal factor de discórdia.
Aviões e navios: Não está ainda fechada a discussão sobre como controlar as emissões da aviação e dos transportes marítimos.
11 de dezembro de 2009
4 de dezembro de 2009
Copenhaga 2009
22 de novembro de 2009
19 de novembro de 2009
Republic Bikes
Recycled Bikes
Um português em Amesterdão
26 de outubro de 2009
25 de outubro de 2009
Parabéns ao ciclo-via.org
21 de outubro de 2009
Um americano em Amesterdão
VI Festival Bike Portugal
12 de outubro de 2009
BYPAD - um programa à medida das autarquias?
9 de outubro de 2009
7 de outubro de 2009
Parqueamento de bicicletas em Faro
24 de setembro de 2009
23 de setembro de 2009
Quanto tempo demora criar uma via ciclável?
22 de setembro de 2009
Porque escolhi uma Gary Fisher?
Há centenas de marcas de bicicletas de montanha. Há milhares de motivos para optar por uma marca em detrimento das demais, na hora da escolha do modelo e da marca. Mas há apenas uma que está lá desde o primeiro momento. O vídeo acima é quase a história do Mountain Biking, o que equivale a dizer que representa igualmente o nascimento da marca Gary Fisher. Por isso mesmo, a marca é incontornável e é impossível resistir ao apelo, ao charme e ao prazer de rolar numa GF, que é feita por quem sabe, para apreciadores.
Portugal e o cumprimento das metas de Quioto
21 de setembro de 2009
Copenhaga & Riding the Spine: a última etapa?
Enquanto o mundo foca as suas atenções em Copenhaga, paralelamente, depois do atravessamento da Bolívia e do Salar de Uyuni, a expedição Riding the Spine acaba de entrar nas últimas milhas (cinco mil ainda assim) do percurso através do continente sul-americano, que levará os seus membros pela pampa argentina até Ushuaia. O fim está à vista, mas o Verão austral não é tão clemente quanto o nosso, pelo que nada está garantido quanto a uma chegada segura. O mesmo se diga quanto ao resultado das conversações para elaboração do protocolo pós-Quioto.
18 de setembro de 2009
17 de setembro de 2009
Ciclovias a patinar
Autárquicas 2009 - a (i)mobilidade
Muito se queixavam da falta de dinheiro para deixar obra, sendo que na maior parte dos casos nem se sabia muito bem que obra (para além de estradas, rotundas, e uns metros de passeios sem nexo) se pretendia deixar. Evidentemente, saneamento básico, escolas, infra-etruturas sanitárias e de saúde, quartéis de bombeiros e de forças de segurança são questões essenciais e nem se discutem. Mas falamos de mobilidade e ao nível da mobilidade o problema coloca-se de forma séria. Assaz séria, se diria mesmo, uma vez que não existe uma proposta formulada para articulação de meios de transporte, um estudo, uma ideia que não se baseie unicamente no transporte motorizado individual.
16 de setembro de 2009
8 de setembro de 2009
15 de junho de 2009
8 de junho de 2009
2 de junho de 2009
UNFCCC Bonn Climate Change Talks
Inicia-se hoje, em Bona, mais um encontro que prepara o COP 15, ou seja, a cimeira que entre 7 e 18 de Dezembro, em Copenhaga, dentro de apenas 188 dias, procurará preparar o período pós-Protocolo de Quioto de forma a reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito de estufa. A diferença entre este encontro e os anteriores é que, pela primeira vez, não se debaterão apenas ideias, mas analisar-se-á um primeiro esboço escrito de tratado que visa regular as emissões daqueles gases. A forma como decorrer o encontro de Bona ditará muito provavelmente o sucesso ou insucesso da cimeira de Copenhaga.
A "Pleasant Revolution Music Tour" chegou ao fim
From the Sierra Nevada through the suburban wastelands and urban decay of southern California, over the world’s busiest border crossing, across the wilderness and austere beauty of Baja, into the heart of megapolitan Mexico City, and down to the land of mystic pyramids, the team will play shows, record music with local musicians, and advocate for a leapfrog-style transition to sustainable transportation.
The team comes with the message that bikes are an essential and beautiful part of a sustainable transportation system and that Mexico still has the opportunity to skip US-style development and our suburbanized cult of the car."
Planet Bike
22 de maio de 2009
BTT Benafim 2009
19 de maio de 2009
A CP vira verde?
12 de maio de 2009
Maio: agenda preenchida
15 de abril de 2009
Red Bull Downstairs
1st European Handmade Bicycle Expo
Hoje o nosso olhar detem-se sobre a recente Vagabonde Cycles (acaba de completar o seu primeiro aniversário) do francês Patrice e da sua mulher Pascale, que conseguiram conciliar a paixão ciclística com a aventura dos raides e o fabrico artesanal de bicicletas, para já em duas gamas alternativas: as bicicletas de BTT confortável em aço que não têm como único objectivo a eficácia do cronómetro e as bicicletas de (longa) viagem, ambos conceitos complementares permitindo casar na perfeição a dinâmica com a robustez.
Em termos de material, Patrice utiliza apenas o aço de alta qualidade, como os tubos Reynolds 853 ou os Columbus, os quais lhe permitem uma qualidade irrepreensível de acabamentos, expressa na foto acima. Recomenda-se uma visita demorada ao site da Vagabonde e ao seu blog, onde a interacção com Patrice e Pascale não é apenas possível como também bem-vinda.
14 de abril de 2009
Final press conference, Bonn 2009
Terminou a Conferência de Bona que lança a Cimeira de Copenhaga a ter lugar entre 7 e 18 de Dezembro com o objectivo de preparar um compromisso entre os Estados que deverá suceder ao Protocolo de Quioto para redução e controlo de emissão de gases provocando efeito de estufa. Nem todos os objectivos foram atingidos em Bona, mas há uma maior aproximação entre as partes no que tange à tolerância de valores das quotas. Regista-se uma maior flexibilidade na administração americana e chinesa neste momento, que permitem encarar com algum optimismo a próxima ronda de negociações, a ter lugar entre 1 e 12 de Junho, novamente em Bona.
2 de abril de 2009
1 de abril de 2009
Moof Cycles
30 de março de 2009
24 de março de 2009
17 de março de 2009
O factor espaço urbano
16 de março de 2009
V Forum Mundial da Água
1.1 Adapting to Climate change
1.2 Water Related migration, changing land use and human settlements
1.3 Managing Disasters
Theme 2: Advancing Human Development and the MDGs
2.1 Ensuring Water, Sanitation and Hygiene for All
2.2 Water for Energy, Energy for Water
2.3 Water and Food for ending Poverty and Hunger
2.4 Multiple Use and Functions of Water Services
3.1 Basin Management and Transboundary Cooperation
3.2 Ensuring Adequate Water Resources and Storage Facilities to meet Agricultural, Energy and Urban Needs
3.3 Preserving Natural Ecosystems
3.4 Managing and Protecting Surface, Ground, Soil and Rainwater
4.1 Implementing the Right to Water and Sanitation for Improved Access
4.2 Institutional Arrangements and Regulatory Approaches for Efficient and Effective Water Management
4.3 Ethics, Transparency and Empowerment of Stakeholders
4.4 Optimizing Public and Private Roles in Water Services
5.1 Sustainable means of financing local water authorities and systems
5.2 Pricing Strategies as a tool for a Sustainable Water Sector
5.3 Pro-poor Financing Policies and Strategies
6.1 Education and Capacity Development Strategies
6.2 Water Science and Technology: Appropriate and Innovative Solutions for the 21st century to better address the needs of society
6.3 Using the Assets of Professional Associations and Networks to Achieve the MDGs
6.4 Data for All
6.5 Water & Culture
11 de março de 2009
4 de março de 2009
Bicycle Film Festival - Lisboa 2009
Bicycle Film Festival , trailer from casagrafica on Vimeo.
Integrado na emergente cultura do ciclismo urbano, pela 1ª vez, a capital portuguesa acolherá o BFF, em Setembro, integrando o grupo de cidades na vanguarda do movimento ciclístico global. Podem ser submetidos projectos a concurso, terminando o prazo de entrega dos trabalhos em 17 de Março.
Versabike
2 de março de 2009
28 de fevereiro de 2009
Paulatinamente vamos lá
RAR 4/2009 - Recomenda ao Governo a promoção de redes de modos suaves a integrar nos planos de mobilidade urbana, no âmbito do Decreto-Lei nº 380/99, de 22 de Setembro e da Lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres, aprovada pela Lei nº 10/90, de 17 de Março.