

Powering the Green Generation

Na Andaluzia anda um presépio moldado com figuras em gelo, a -9ºC, dentro de um camião frigorífico, de cidade em cidade. Desaparecerá em 23 de Dezembro, em Sevilha. A iniciativa partiu da Junta de Andalucia. Nas localidades onde pára, as pessoas são convidadas a participar na sua manutenção pedalando num mecanismo constituído por três bicicletas e três passadeiras acopladas que geram energia suficiente para manter a câmara frigorífica à temperatura adequada. Um jornal da Andaluzia chamava-lhe um presépio a pedais. Mas é mais que isso, é um presépio inconveniente, contra o CO2 e o aquecimento global.Enquanto isto: A Suécia reduziu em cerca de nove por cento as suas emissões de gases com efeito de estufa entre 1990 e 2006, ultrapassando os objectivos fixados pelo Protocolo de Quioto. Os resultados foram anunciados ontem pelo Ministério do Ambiente Sueco.


Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU
Destaque do dia: Hoje, crianças da Europa, Austrália e Pacífico entregaram um relatório, que para chegar ao painel da conferência da UNCCC passou por cerca de 130 mil crianças, que caminharam uma distância total de 1,5 milhões de quilómetros – o equivalente a dar 36 voltas ao planeta – ao reduzir viagens que, normalmente, envolveriam a utilização de automóvel ou transportes públicos.




Começou ontem, dia 3, e prolongar-se-á durante duas semanas, em Bali, Indonésia, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas ou COP-13, ou CMP 3 ou SB 27 ou AWG 4 (para designar os diversos grupos de trabalho preparatórios). Estarão reunidos representantes de mais de 180 países, assim como membros de Organizações não-Governamentais e jornalistas, para discutir a implementação de medidas pós-Quioto 2012. Os trabalhos poderão ser acompanhados em directo no painel da ONU para as alterações climáticas ou na página do IPCC.Recorde-se que vários países que subscreveram o tratado em 1998 ainda não o ratificaram ou se predispuseram a colocar em prática as suas medidas, entre os quais, o principal, os Estados Unidos da América. Refira-se que alguns países depositaram o seu instrumento de ratificação do Protocolo de Quioto no dia de abertura dos trabalhos. Destaque para a Áustrlália, a segunda economia em quantidade de emissão de gases de efeito de estufa per capita da Terra. A lista de países-membros do tratado pode ser consultada aqui.
Yvo de Boer, Secretário-Geral da UNCCC, na conferência de imprensa do dia de abertura da cimeira.


Não esquecer que amanhã, dia 30 de Novembro, é dia de Massa Crítica nas ruas de algumas cidades portuguesas, como Aveiro, Lisboa, Porto, Portimão e Coimbra. Já aqui foram referidos os locais de encontro dos Bicycle Lifestylers.
Estamos a uma semana dos próximos eventos do movimento massa crítica em Portugal. Segundo o próprio movimento, "uma Massa Crítica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado. As MC também são conhecidas nos países lusófonos como bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. O termo Massa Crítica é mais apropriado porque encoraja-se a participação de pessoas que se deslocam de outras formas não-poluentes: patins, skate, trotinete, etc. Para lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma coincidência organizada de cidadãos unidos pelo interesse em celebrar formas de transporte não poluentes e mais sustentáveis a longo prazo do que o automóvel ou outros veículos dependentes de energias não renováveis".
Ultimamente tornou-se corrente falar na pegada ecológica. Com este termo visa-se designar o impacto que cada um de nós tem no planeta em termos de impacto ambiental e, nessa medida, permite saber qual a percentagem de recursos consumidos numa determinada escala de sustentabilidade da vida. A Calculadora do Carbono é um desses instrumentos e aquele que mais directamente nos permite identificar comportamentos de gasto exagerado e, bem assim, procurar uma melhoria da nossa eco-perfomance. Há vários modelos disponíveis na internet, mas aqui poderá encontrar uma calculadora simples, mas nem por isso menos perfomante e informativa (desenvolvida no âmbito do programa You Control Climate Change promovido pela Comissão Europeia). Teste a sua eco-perfomance e veja onde pode melhorá-la, se possível poupando dinheiro.
No seio de uma vida moderna e por vezes tão sedentária como a nossa é, vem crescendo um movimento de adeptos do uso da bicicleta que pugna pelo seu uso diário - bicycle lifestylers. O objectivo dos bicycle lifestylers não é impor o uso da bicicleta a todas as pessoas, mas tão somente demonstrar que é possível utilizar mais a bicicleta em detrimento do automóvel, tão padronizado e massificado na nossa cultura. Trata-se de reivindicar e colaborar na criação de condições para o uso da bicicleta, designadamente através da instalação de sinalética, intermodalidade de transportes e infra-estruturas menos dispendiosas que aquelas que são necessárias para o automóvel. Trata-se de reivindicar para a bicicleta e para os peões áreas nobres da cidade que o uso do automóvel tornou em autênticas ilhas urbanas descaracterizadas. Trata-se ainda, de com evidente respeito pelos automobilistas, demonstrar que a coabitação entre o automóvel e a bicicleta é possível e deve ser promovida sem radicalismos. Finalmente, um lifestyler procurará demonstrar que o uso da bicicleta é possível no dia a dia, com vantagens para o seu utilizador. Não esquecer contudo que provavelmente apenas cerca de 10% das pessoas em Portugal ponderaria utilizar a bicicleta no dia a dia e, dessas, talvez outros 10% as utilizassem verdadeiramente se existissem infra-estruturas rudimentares. O que, para um país como Portugal, já seria uma vitória para os utilizadores e para os automobilistas, uma vez que cada bicicleta na rua é menos um automóvel em circulação. 




O Planeta QI está instalado. A área é pequena, mas agradável e a vizinhança simpática, assim como o staff do CNEMA. Ontem à noite conseguimos dar uma volta pelos outros stands e apercebemos-nos de algumas novidades muito interessantes de que tentaremos dar conta adiante. Em relação ao conceito SUB, tem havido interesse e curiosidade por parte das poucas pessoas que acorreram durante a manhã ao CNEMA. Como aventura , é um prazer partilhá-la aqui. Temos dez entradas para distribuir por quem as solicitar através do emial e.alves@vizzavi.pt.
O Planeta QI vai estar presente no Festival Bike 2007, que decorrerá entre 2 e 4 de Novembro, nos pavilhões do CNEMA, em Santarém. Estaremos no stand 6, nave A.

