31 de julho de 2012

O primeiro desejo para a lista de Natal

Muito antes da chegada da Popota e da avestruz cujo nome me escapa, eis o primeiro item da minha "wish list" deste Natal.

16 de março de 2012

Car replacer?


Ao fim de nove meses de uso intenso de bicicleta, maioritariamente utilizada no percurso casa-trabalho-casa em detrimento do automóvel (3.500 kms), creio que a imagem acima pode ser utilizada com (quase) toda a propriedade. É certo que não está nos meus horizontes desfazer-me do popó, mas este passa agora muito mais tempo fechado na garagem, sem sair. Os resultados são os esperados (e evidentes), mas nunca é demais repeti-los:

POSITIVOS: 

- A manutenção do automóvel espaçou-se consideravelmente no tempo e as revisões necessitam de empregar menos material e peças;
- O seguro foi revisto, pois reduziu-se consideravelmtente o risco de circulação;
- A despesa de combustível baixou consideravelmente e o consumo também, pois o automóvel passou a ser utlizado apenas quando necessário e verdadeiramente se justifica (escassa utilização do motor a frio);
- A jóia e a mensalidade do ginásio nem chegou a ser paga;
- 4 kgs a menos;
- Melhor forma física
- Menos saídas de BTT ao fim de semana, menos desgaste de peças "tecnológicas"
- Meio de transporte individual
- Melhor qualidade do sono
- Maior serenidade
- Maior índice geral de satisfação pessoal
- Menor propensão para o consumo (uma consequência do ponto anterior?)

NEGATIVOS:

- Alguns calafrios com as tangentes dos veículos a motor
- Menos saídas de BTT
- Maior duração de algumas deslocações (embora sem sempre seja um aspeto negativo)
- Alguma dificuldade em combinar vestuário e aspeto formal com a bicicleta em certas ocasiões
- Preconceito social
- Meio de transporte individual

9 de março de 2012

Copenhaga: Solutions for sustainable cities


A cidade de Copenhaga tem como objetivo tornar-se neutra em termos de emissões de CO2 até 2025. Nessa medida, tem investido na promoção do seu CCC (Copenhagen Cleantech Cluster). Mas mais do que isso, tornou o objetivo numa verdadeira forma de promover a cidade no exterior e, bem assim, permitindo abrir mercado às empresas que produzem tecnologia compatível com o conceito. Assim, a cidade funciona como embaixadora dos seus empresários ao mesmo tempo que adquire visibilidade que a todos beneficia, vendendo o seu know-how um pouco por todo o mundo:


Muito interessante e pouco divulgado, o conceito de "cooling district".

7 de janeiro de 2012

Biodesign ou bioarte?



A bicicleta e a estante, dois objetos intemporais, fundidos numa peça única de urbanismo minimalista. Um belo exemplo de simplicidade e design perfeitamente conjugados e interpretados pela italiana BYografia.


6 de janeiro de 2012

Maxi Banque Populaire - o mundo na palma da mão

O mundo ficou mais pequeno. Há instantes, o trimarã Banque Populaire cumpriu uma volta ao globo terrestre, sem escalas, em 45D 13H 42', o que passa a representar o recorde absoluto de circum-navegação à vela ou a motor. Longe vão os 80 dias da volta ao mundo de Júlio Verne. O francês Loïck Peyron e a sua tripulação passam a ser os mais rápidos navegadores do planeta. Como curiosidade, fizeram a sua viagem em menos tempo que Pedro Álvares Cabral levou a chegar ao Brasil, ou Colombo às Américas. A velocidade máxima alcançada foi de 46 nós (85,19 kms/h) e pela primeira vez foi possível percorrer 1.000 milhas náuticas (1.852 kms) num único dia.

19 de dezembro de 2011

Bikeability midterm seminar

Cities for zero-emission travel and public health 





A transição do aumento do transporte de pessoas do automóvel para as bicicletas é geralmente considerada como um ganho para a sociedade, de forma mais profunda, em termos de redução de emissões e aumento da saúde pública. No entanto, o modo de partilha da bicicleta diminuiu nos últimos anos, levando à conclusão pelo Governo dinamarquês, que as condições para o uso da bicicleta  devem ser melhoradas para aumentar o uso desta como meio de transporte. Este projecto de investigação parte desta conclusão e incide sobre as pré-condições para o uso da bicicleta; os possíveis efeitos das mudanças do ambiente urbano e infra-estruturas cicláveis bem como as metodologias para a avaliação de alterações nas redes existentes com base em dados espacialmente existentes a um micro nível. Desta forma, o foco estratégico do projeto é o modo como reforçar a capacidade do uso da bicicleta (bike-ability) em áreas urbanas, em quatro níveis:

a) mudanças sociais, culturais e demográficas da população urbana;
b) mudanças na estrutura urbana (densidade populacional, quantidade e qualidade de vias cicláveis, respetiva localização e infra estruturas); 
c) mudanças na infraestrutura ciclável (novas ciclovias, viadutos)
d) mudanças na programação da rede viária (semáforos, segregação da rede ciclável)

Naturalmente, o modelo tem em conta estudos comportamentais e motivacionais e toma por base a sociedade dinamarquesa. Contudo, o seminário destina-se a permitir a aplicação dos resultados do projeto alargando-o a outras zonas do globo, onde se pretenda implementar ou amplicar o uso da bicicleta como meio de transporte.


15 de dezembro de 2011

15 de novembro de 2011

A Terra em "time lapse"


A Terra em time lapse vista da Estação Espacial Internacional

A sequência fotográfica foi captada pela tripulação da Estação Espacial Internacional, de Agosto a Outubro de 2011, e depois reunida em vídeo (usando a técnica de "time-lapse") revelando imagens soberbas do planeta Terra visto do espaço. A Aurora Boreal, as luzes das cidades ao longo do planeta, os relâmpagos das trovoadas e o contorno dos continentes, tão detalhado que é possível reconhecê-los imediatamente, são algumas das maravilhas que se podem ver neste vídeo.

Segundo o "Daily Mail", as imagens, divulgadas pela NASA, foram compiladas por Michael Konig, especialista em "time-lapse", que afirmou que o vídeo teve alguma pós produção, "para fluir melhor", mas "não tem qualquer tipo de manipulação gráfica", sendo as imagens "perfeitamente reais", tal como foram captadas.

Time-lapse

O "time-lapse" é uma técnica que consiste em tirar uma fotografia, de um ponto fixo e a determinados intervalos de tempo (pode ser de 3 em 3 segundos, minuto a minuto, ou mais), e depois reproduzir essa mesma sequência de imagens em tempo real, ou seja 24 imagens por segundo. Assim, consegue-se um vídeo onde é possível visualizar, em poucos segundos/minutos, as alterações que, na vida real, demor­aram horas a acontecer.

31 de outubro de 2011

Volvo Ocean Race

Os Volvo Open 70 estão de volta ao mar. Começou no dia 29 mais uma edição da Volvo Ocean Race (antiga Witbread) com a in-port race. Com saída de Alicante dentro de cinco dias, com passagem por quatro oceanos, cinco continentes, dez cidades (uma das quais Lisboa), a edição deste ano deverá ser renhida, uma vez que as condições de navegação serão mais variadas que o costume e houve um esforço para que os barcos sejam o mais equilibrados possível.

Dentro de cinco dias os VO70 começarão a descida de seis mil e quinhentas milhas até ao sopé da Table Mountain, na Cidade do Cabo.



Alicante, 29 de Outubro 2011

11 de dezembro de 2010

Adoptado acordo sobre alterações climáticas em Cancun


O acordo concluído hoje inclui a criação de um Fundo Verde, uma ajuda de cem milhões de dólares anuais para os países em desenvolvimento a partir de 2020. A totalidade do acordo discutido na cimeira sobre alterações climáticas em Cancun, que inclui a criação de um Fundo Verde para ajuda aos países em desenvolvimento, foi adoptada este sábado.

«Esta é uma nova era internacional da cooperação em termos de alterações climáticas», afirmou a ministro mexicanos dos Negócios Estrangeiros, Patrícia Espinosa.

Apesar dos aplausos da maior parte dos delegados presentes, a Bolívia discordou deste acordo por este fazer exigir pouco das nações desenvolvidas em termos de cortes nos gases de efeito estufa.