28 de fevereiro de 2009

Paulatinamente vamos lá

Foram recentemente aprovadas duas resoluções na Assembleia da República, as quais se revestem de particular e significativa importância no que traduzem, a saber, uma maior sensibilização do poder central para as virtudes da mobilidade sustentada e meios de transporte suaves. São estas:
RAR 3/2009 - Recomenda ao Governo a criação de um grupo de trabalho com vista a promover a adopção de um plano nacional de promoção da bicicleta e outros modos de transporte suaves.

RAR 4/2009 - Recomenda ao Governo a promoção de redes de modos suaves a integrar nos planos de mobilidade urbana, no âmbito do Decreto-Lei nº 380/99, de 22 de Setembro e da Lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres, aprovada pela Lei nº 10/90, de 17 de Março.
Torna-se interessante constatar igualmente que nos programas que estão a ser criados pelas forças que disputarão as autárquicas se constata a existência um esforço para inclusão de meios de transporte suaves, embora nem sempre feitos com conhecimento de causa, nem se sabendo quão sérias são as intenções dos candidatos. Nos breves encontros que tive com alguns, não me inclino para um grande optimismo. No caso algarvio, o maior entusiasta, Macário Correia, não conseguiu implementar um plano ciclável em Tavira e já fez muito mais que os outros. Albufeira criou algumas infra-estruturas relevantes, é certo, mas está ainda muito por fazer. Seja como for, as resoluções da AR constituem um contributo importante para o estabelecimento de um plano global de mobilidade, facto que tem condicionado - e de que maneira - a implementação no terreno de uma eficaz articulação intermodal.

25 de fevereiro de 2009

Lifecycle em Aveiro


A Câmara de Aveiro apresentou hoje o projecto "Lifecycle" para sensibilizar a população a usar a bicicleta no dia-a-dia, no âmbito do Programa Europeu da Saúde (PHEA).Financiado integralmente pela União Europeia, o custo do projecto no que diz respeito a Aveiro ascende a cerca de 50 mil euros, em campanhas direccionadas às famílias, à população sénior e adulta, estudantes universitários e crianças em idade escolar. "Faltava a Aveiro esta campanha para o reforço do uso individual da bicicleta, complementar às bicicletas de utilização gratuita", disse o vereador Capão Filipe, na apresentação do projecto. Uma das vertentes dirigida à população escolar e em que participam as escolas secundárias Jaime Magalhães Lima e Mário Sacramento e a Escola Básica Integrada de Eixo é a campanha "Para a Escola com Pedalada", em que aos estudantes é lançado o desafio de fazerem, pelo menos duas vezes por semana, a deslocação entre a casa e a escola de bicicleta. Os alunos aderentes serão abrangidos por um seguro individual e serão distribuídas bicicletas como prémio, entre os participantes. Uma outra campanha com objectivos semelhantes dirige-se aos adultos e é designada "de Selim para o trabalho". Vai decorrer de 17 de Março a 19 de Junho, para persuadir os próprios funcionários municipais a deslocarem-se de bicicleta ou num sistema de "Park & Bike" ou "Bus & Bike", deixando o automóvel em parques à entrada da cidade, para completarem o percurso até às instalações municipais de bicicleta. Em relação à população sénior vão ser feitas campanhas de sensibilização na área da saúde, em parceria com as Juntas de Freguesia de Santa Joana e Eixo, que vão incluir rastreios médicos e procurar estimular o uso da bicicleta como promoção da actividade física. A autarquia vai ter três técnicos afectos ao projecto em tempo parcial e ainda realizar pequenas intervenções de prevenção rodoviária nas vias municipais.


Fonte: Lusa

19 de fevereiro de 2009

Velosolex

As Solex marcaram uma época, em França e um pouco por toda a Europa do pós-guerra, como meio de locomoção económico e fiável. Foram moda e o ícone dos jovens de uma geração, como o Citröen 2cv, a Renault 4L, a Dauphine, ou o 8 Gordini e perduraram até que a velocidade das motorizadas e dos demais meios motorizados inviabilizaram o seu uso. Até há pouco tempo, pois eis que surgem novamente, não como réplicas, mas segundo o mesmo projecto, de tal forma que os componentes de um dos modelos actuais serve perfeitamente numa da época áurea.
Custam pouco mais de Eur 1.000,00 e começam a abudar os revendedores. No Algarve podem ser encontradas e testadas na Bike Land. A ver.

30 de janeiro de 2009

6 de janeiro de 2009

2009


Um bom ano para todos e que este ano seja revisto o código da estrada na parte tocante ao transporte e segurança na circulação de bicicletas e peões.

17 de dezembro de 2008

El Biciclown


Álvaro Neil gosta de bicicletas. E de palhaços. Mas sobretudo de sorrisos. E por isso, um dia decidiu combinar tudo numa expedição que entre 2004 e 2014 percorrerá o mundo de bicicleta a fazer cócegas na Terra - como gosta de dizer - enquanto distribui sorrisos pelas pessoas, organizando espectáculos gratuitos. A pouco e pouco vamos descobrindo por onde passa no seu site. Neste momento, o conta-quilómetros da sua FORT marca 55.956 kms, sendo o Nepal, onde actualmente se encontra, o 49º país visitado neste périplo que dura há 1.490 dias.
Se lhe perguntam o que vai fazer amanhã, cita apenas o poeta Ángel Gonzalez: "Mañana es un hondo mar que hay que cruzar a nado".

Mas afinal, como se constroi uma bicicleta para dar uma volta ao mundo? (pessoalmente preferiria uma Xtracycle, mas é apenas uma opinião) em menos de cinco minutos?



(Parece, sem dúvida, fácil)

As experiências que relata são muito curiosas (a começar, por exemplo, pela globalização do estômago na escolha da ementa de cada dia).

A biografia de Álvaro:

Álvaro Neil, el biciclown, vino a este mundo en Oviedo (Asturias) el 17 de julio de 1967... riendo; hasta que no le dieron un cachete no lloró
Estudió Derecho y Clown. Actividades, en apariencia, incompatibles.
Vendió su coche y renunció a su empleo fijo en una Notaría de Madrid, para recorrer el mundo en bicicleta y ofrecer gratuitamente su espectáculo de clown a las personas más humildes. Por ello algunos lo juzgan de loco, otros de aventurero y otros, sin juzgarlo, lo meten directamente en prisión, como se narra en su libro Kilómetros de Sonrisas.
Haciéndole cosquillas a la Tierra con su bicicleta, trata simplemente de gastar la vida que otros no pueden.
Su anhelo es no pensar en el futuro, no olvidar el pasado, y vivir el presente; el único tiempo verbal realmente útil.

15 de dezembro de 2008

Conclusões da Conferência de Poznan 2008 - Road to Copenhagen

Final Press Conference da Conferência de Poznan

As conclusões finais do encontro estão disponíveis (em inglês) para consulta na página oficial da UNFCCC. O próximo encontro está agendado entre 29 de Março e 8 de Abril, na cidade de Bona, para avaliação do andamento da implementação das deliberações agora tomadas, antes do encontro de Copenhaga.

8 de dezembro de 2008

Conferência de Poznan



Yvo de Boer
abertura da Conferência sobre as alterações climáticas
Poznan, 2008


Um ano depois de Bali, espera-se que a Conferência de Poznan 2008 constitua um signficativo avanço no combate às alterações climáticas e ao aquecimento global, designadamente na escolha dos instrumentos a implementar no terreno. Os trabalhos em comissão encerram no dia 10 de Dezembro e, à imagem de Bali em 2007, seguem-se dois dias de encontros entre chefes de Estado e de Governo para estabelecimento de protocolos resultantes da discussão que decorre nas vinte e nove sessões especiais de trabalho. Até ao momento não há grande optimismo, designadamente porque o grupo que representa os EUA está em gestão antes da tomada de posse da nova administração.

7 de dezembro de 2008

Raid BTT Ameixial-Quarteira

Este Domingo o Planeta QI esteve aqui
70 kms debaixo de chuva e muita lama, desde o Ameixial até ao mar, em Quarteira, através da Serra do Caldeirão e Barrocal algarvio. Cinco horas e meia a pedalar, 4.950 Kcal consumidas, 3 litros de água, seis maças, três bananas, cinco bolachas belgas, um pequeno-almoço de massa às 6.00 am, outro de frutas, pão e sumos no Ameixial às 09.30am, uma paragem breve para reabastecimento em Salir e outra em Loulé foram pouco mais que suficientes para manter a energia necessária para chegar ao fim nos limites da força. Zero furos e nenhum incidente mecânico a registar ao longo de todo o percurso percorrido à média de 12,3 kms/h são um balanço mais do que positivo a juntar à passagem por zonas lindíssimas na serra algarvia e por várias ribeiras, sendo que o acesso a uma delas era antecedido por uma descida fantástica de uns 3kms, feita a fundo e plena de adrenalina. O Clube BTT Terra de Loulé está, pois, de parabéns pela organização e pela escolha do percurso. Esperemos que para o ano haja mais, com a ajuda de S. Pedro, que este ano castigou demasiado os participantes (fotos e vídeo)

5 de dezembro de 2008

Urban Design


A escolha de mobiliário urbano nem sempre é muito feliz. No caso do parqueamento de bicicletas muitas vezes o design nem sempre cumpre a função, ou o contrário. Neste caso, encontrado na via Padova, em Milão, o objectivo foi cumprido na perfeição com a ilusão óptica criada por um jogo de formas geométricas.

BTT matinal

Cerro de Cabeça de Câmara, Loulé, 08.15h

3 de dezembro de 2008

Rding the Spine, Colômbia

Enquanto na Europa nos preocupamos com shared spaces e confortáveis vias urbanas, a equipa da expedição Riding the Spine regressou à estrada que os levará do Alasca à Terra do Fogo e, depois de ter ganho algum dinheiro para custear despesas, acaba de atravessar o Canal do Panamá em kayak, tendo percorrido a costa norte da Colômbia com as bicicletas desmontadas a bordo


Após este périplo, os kayaks foram vendidos e as bicicletas remontadas, para o início da travessia terrestre da América do Sul (que é como quem diz)

Expedição Riding the Spine