16 de abril de 2010

Pedais para a Escola


No dia 22 de Abril, na Escola P3 de Alto Rodes, em Faro, os alunos do 4º ano da manhã e o Ambinico propõem-se ir para a escola de uma forma ecológica. Assim, a ideia é organizarem um comboio de bicicletas a partir do Largo de S. Francisco até à escola, percorrendo a cidade. Como em todos os comboios, vão existir paragens/estações que permitem que embarquem passageiros ciclistas em qualquer ponto do percurso previamente definido. Ao fim de três dias de inscrições abertas há já 18 inscritos.

Dia da Terra


Comemora-se no próximo dia 22 de Abril o quadragésimo aniversário do Dia da Terra, o qual nasceu da iniciativa do senador americano Gaylord Nelson. Este dia foi pela primeira vez comemorado no dia 22 de Abril de 1970, nos Estados Unidos e na altura procurou chamar a atenção das pessoas para a degradação ambiental do planeta. Como movimento, deu origem aos modernos movimentos ecologistas que hoje existem e que prepararam o caminho para as diversas cimeiras, tratados e acordos entre diversos países para preservação do ambiente e das espécies ameaçadas do planeta. Palavras como aquecimento global, ecologia ou buraco na camada de ozono só existem hoje por causa dos pioneiros que lançaram a ideia do Dia da Terra.

Na escola P3, Alto Rodes, em Faro, estão a ser organizados eventos comemorativos, entre os quais se destaca um debate entre alunos, professores, pais e membros de entidades públicas e a actividades Pedais para a Escola, que se descreve mais acima. A mascote escolhida para o evento foi o Ambinico (imagem acima).

28 de março de 2010

They did it!

Três anos e meio, desde o Yukon, Alasca até Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Três anos e meio à procura de respostas, sem haver verdadeiramente perguntas. Três anos e meio para se chegar a um fim inesperado à partida, porque quem partiu não é, necessariamente, a mesma pessoa que chega, mas chegou mesmo assim. Para quem pensasse que já não existem aventureiros na era moderna, este punhado de rapazes provou precisamente o contrário, com poucos meios. Com uma pequena pontinha de inveja, o Planeta QI dá os parabéns a estes heróis dos tempos modernos, que ligaram o Norte do continente americano ao Sul, através da espinha dorsal das Américas, com nível zero de emissões.

Riding the Spine: In Patagonia from Jacob Thompson on Vimeo (a banda sonora é de Tom Waits).


"Reflecting on the journey, I am tempted to expect some clarity as we near the end. If somebody in Ushuaia asks me why I pedaled all that way to arrive in their city, could I say anything that will help them understand? Or rather anything that can even help me understand?

Our trip has been about making a lifestyle out of something you love. It has been about taking that tiny dirt road you may pass by everyday and wonder where it goes. Sometimes it is about ridding yourself of a routine, and discovering where chance may take you – into the lives of new friends and hospitality or into dangerous and challenging circumstances. And yet, every time I think I grasp the purpose of our journey, as if it materializes in the reflection of still water, when I reach down to grab ahold, the object suddenly vanishes."

Jacob, membro da expedição RDS

14 de fevereiro de 2010

Taça América, Vitória BMW Oracle


Segundo dia de regata. O BMW Oracle encerrou definitivamente a disputa a seu favor, com uma vitória clara sobre o Alinghi. A tecnologia do trimarã é claramente superior e, sobretudo, a vela-asa foi uma arma absoluta nas águas de Valência. Dezoito anos depois da vitória do America3 a taça regressa aos Estados Unidos pela mão do Golden Gate Yacht Club.

13 de fevereiro de 2010

Dia 1 Taça América

Após dois dias de deferimento da largada, realizou-se a primeira regata da Taça América ao largo de Valência. O trimarã BMW Oracle foi francamente superior em todos os aspectos ao catamarã Alinghi. Numa competição "à melhor de três", a vantagem vai neste momento para o BMW Oracle, atenta a supremacia evidenciada (mais de 15 minutos de vantagem num percuso de ida e volta com 40 milhas de extensão). A vela-asa do Oracle é um trunfo que dificilmente pode ser batido. Desta vez a taça pode regressar aos Estados Unidos.

8 de fevereiro de 2010

XXXIII America's Cup

Nas águas de Valência começa hoje a disputa da XXXIII Taça América em Vela. O mais antigo troféu do mundo (em disputa desde 1851) será atribuído ao vencedor da contenda entre o defender, o catamarã Alinghi, liderado por Ernesto Bertarelli, e o challenger, o trimarã BMW Oracle liderado por Larry Ellison. As provas decorrerão hoje, quarta-feira e sexta e podem ser vistas em directo no canal Eurosport e no site oficial da prova.
Como pontos de interesse, a contrapor ao maior classicismo das linhas do Alinghi, estão a extrema inovação técnica que constitui a asa vélica rígida com flaps afináveis individualmente em torno do enorme mastro do BMW Oracle e o polémico sistema de ajuda ao deslizamento na água, que implica libertar um químico em redor do casco durante a navegação.

Após dois anos de disputas judiciais indescritíveis, o desejável será que a competição tenha lugar na água e que ganhe a melhor equipa. Na tripulação de terra do Alinghi há um português de Setúbal, João Cabeçadas, que alinha na sua terceira campanha da Taça América. O Planeta QI torce pelo Alinghi, a primeira equipa a trazer o troféu para a Europa desde a criação da competição.

4 de fevereiro de 2010

Petição em defesa dos direitos dos ciclistas e peões

A matéria dos direitos dos ciclistas e dos peões tem sido mal resolvida nos diversos Códigos da Estrada. Na última revisão operada naquele diploma, tal não constituiu, uma vez mais, uma excepção. Assim, na senda da anterior petição dirigida ao Presidente da República (link na coluna do lado direito), a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vem propôr a assinatura de uma nova petição, a dirigir à Assembleia da República, para se rever a matéria (aqui). Até ao momento já se juntaram mais de 500 assinaturas num prazo muito curto.

31 de janeiro de 2010

Copenhagen Wheel


Apesar do falhanço da cimeira de Copenhaga, nem tudo correu mal em Dezembro naquela cidade. Assim, embora salvaguardadas as proporções do evento, aquando da Cimeria foi feita a apresentação mundial da Copenhagen Wheel. O projecto pretende permitir transformar qualquer bicicleta convencional (como a Planeta 01) numa E-bike híbrida. Aparentemente, acumula a energia dissipada ao pedalar e a travar, podendo ainda monitorizar as condições de tráfego e as fontes de poluição em tempo real, afixando a informação no ecrã de um telefone portátil com o qual interage através de uma conexão Bluetooth. Se chegará alguma vez à fase de produção (prevista para arrancar em 2010), é um excelente invento. Ainda não há preço.


O engenho está ao nível do que era a Revopower, que foi objecto de uma breve referência aqui no Planeta Q.I., mas que infelizmente nunca passou da fase de pré-produção. Por outro lado, pode ser um competidor sério do espectacular (mas caro) SinDrive da BionX. Aguardemos com esperança que seja comercializado, mas para já existe um forte apoio de entidades públicas ao projecto.

Planeta 01











.
Estava prometido, aqui está a PLANETA 01, uma custom made, feita a partir do quadro de uma Yé-Yé com mais de 40 anos, tendo sido utilizados o guiador, alavancas de travões e o selim (da Tabor) convencionais. Em seguida adoptaram-se uns aros Parallex nos quais se montaram um gerador Shimano (frente) e um sistema de mudanças Shimano Nexus 8 com travões de tambor incluídos. O motivo? Os aros originais, como se sabe, eram de medida superior e não queríamos adoptá-los para "limpar" a linha da bicicleta dos travões de ferradura de série. Como inconveniente, os cranks (medida 175 mm) e os pedais (Union) ficam demasiado próximos do solo, pelo que é preciso alguma precaução a curvar, mas felizmente os Vredestein com banda reflectora aguentam-se muito bem.

O próximo passo é embutir a cablagem no interior do quadro e inserir lâmpadas de LED na caixa de direcção e na zona do espigão do selim. Por enquanto, a concessão ao design reside no guarda-corrente estilizado, constituído por uma fina vara de alumínio escovado, fixa por abraçadeiras convencionais, que em breve serão substituídas por peças específicas de latão made in Planeta-QI.

E porque não se optou por uma single speed? Pelo simples motivo que nas deslocações diárias muitas vezes existem subidas a enfrentar. Mas com o chegar da forma, pode ser esse o caminho a seguir e nesse caso o Nexus passa para um novo projecto, já em curso.

18 de janeiro de 2010

Dia da Terra - Powering the Green Generation


O Planeta QI está, por estes dias, pouco e-produtivo. Na verdade, prepara-se activamente o quadragésimo aniversário do Dia da Terra em conjunto com uma escola da cidade de Faro, na qual constam as seguintes iniciativas:

1. Assinalar a importância da reciclagem;

2. A prática de um "acto verde" por dia como forma de reduzir a pegada ecológica individual de cada um;

3. A ida a pé, de bicicleta, ou usando um transporte público para a escola, no quadragésimo Dia da Terra (22 de Abril de 2010);

4. A elaboração de uma petição simbólica à Assembleia da República, subscrita unicamente por crianças, propondo o incentivo de práticas ambientais (literacia ambiental)


Oportunamente voltaremos ao assunto por aqui.

10 de janeiro de 2010

c40.org


History

In October 2005, representatives of 18 leading world cities met in London to discuss joining forces to tackle global warming and climate change.

The representatives saw the need for action and cooperation on reducing greenhouse gas emissions and pledged to work together towards achieving that goal.

At the end of the conference, a communiqué was signed which recognised the need for cities to take action and to cooperate on reducing climate emissions.

The cities also promised a number of action points, including most notably the creation of procurement policies and alliances to accelerate the uptake of climate-friendly technologies and influence the market place.

Partnering with the Clinton Foundation
In August 2006, the initiative was further strengthened when former President Clinton and the former Mayor of London Ken Livingstone announced a partnership between the Clinton Climate Initiative and the Large Cities Climate Leadership Group (since then renamed "C40"). This new partnership pledged to reduce carbon emissions and increase energy efficiency in large cities across the world.


What is the relationship between climate change and cities?
Cities cover less than one per cent of the earth's surface but are disproportionately responsible for causing climate change.

Currently, around 50 per cent of the world’s population live in cities (set to reach 60 per cent by 2030). Yet cities and urban areas consume some 75 per cent of the world's energy and are responsible for up to 75 per cent of greenhouse gas emissions.

So a majority of the world's energy consumption either occurs in cities or as a direct result of the way that cities function (eg through transport of goods to points of consumption in cities).

Cities bear a large responsibility for causing climate change and are therefore key to alleviating climate change. We have to move from a high energy-use, wasteful economic model to one that conserves energy and minimises waste. In other words we have to be more efficient.

How are cities affected by climate change?
The effects of climate change are often more keenly felt in cities, eg the Urban Heat Island effect. Since many of the world's major cities are very close to the sea, rising sea levels are a major threat.

The concentration of resources in cities can be a useful weapon in fighting climate change. Cities are often centres of new thinking and policy innovation – cities are in a great position to lead the way for others to follow. Novel approaches can be developed that if successful can be rolled out to other cities.

7 de janeiro de 2010

Bom Ano Novo!

Apesar de se tratar de um 'jiggle' com algum tempo, vale a pena começar o ano a sorrir com este excerto do "Doc Vidas".

19 de dezembro de 2009

Os delegados estiveram a pé toda a noite. Alguns estão na sua segunda noite sem dormir, o cansaço é evidente.

10.30 CET: Deliberações do Plenário da UNFCCC, reunido no Hall Tycho Brahe do Bella Center, em Copenhaga (9ª sessão):

- Aprovação, por unanimidade, na generalidade, do texto do relatório do Ad-Hoc Working Group em relação ao Long-term Cooperative Action under the Convention, o qual servirá de base de discussão no futuro.
- Está em discussão pelo Plenário a apresentação de propostas relativas à especialidade do texto

O texto não é um tratado, nem será objecto de ratificação, constituindo apenas um acordo político que lança as bases de discussão para o futuro. Cada país poderá no entanto juntar-se-ao compromisso dos que o subscreveram. Claramente, toda a gente já olha para o COP-16, a decorrer no México, em 2010.