10 de setembro de 2010

Strida - plano de negócios original (Mark Sanders)

Strida Mk1 (clique na imagem para ampliar)
Em 1988 adquiri a minha primeira bicicleta dobrável. Uma Strida Mk1, um desenho de Mark Sanders, que se conjugava na perfeição com o meu carro de então, um UMM Cournil, antepassado do Alter que ainda hoje encontramos nas estradas portuguesas. Na altura estudava em Lisboa, de modo que combinava a utilização de um e outro com os transportes públicos, sendo a Strida a companheira perfeita para arrumar debaixo da cama, dado que na altura dividia casa na capital.

Por vezes utilizava também o comboio nas minhas deslocações mais longas entre cidades (o UMM era um carro muito lento), de modo que no destino a Strida era o meu aliado na mobilidade em qualquer local.

Contudo, a Mk1, que ainda guardo, tinha algumas pechas, a saber: uma velocidade apenas (problemático em cidades de relevo acidentado como a Guarda, Covilhã ou Santarém), era frágil (a roda pedaleira, em plástico, estava muito exposta e frequentemente quebrava-se ao menor impacto) e os travões não eram muito eficientes. Por outro lado, o handling também não era perfeito, na medida em que as rodas pequenas e a arquitectura levantam alguns problemas de estabilidade. Acresce ainda que as nossas cidades e os passeios de arestas vivas não eram compatíveis então com o uso de uma bicicleta de roda pequena.

A Strida não teve uma vida fácil e passou por diversas vicissitudes, pelo que nem sempre foi fácil encontrar peças suplentes. Assim, com maior ou menor dificuldade, contudo, lá fui consguindo manter a Mk1 a funcionar, conseguindo resistir à tentação dos upgrades (já vai na versão 5.0 e fala-se no lançamento da versão 6.0 para 2011) até que, há um par de anos, a dificuldade em encontrar uma nova roda pedaleira e a quebra de uma peça no sistema de travagem da roda de trás remeteu a Strida para um canto da arrecadação, onde permaneceu esquecida até ontem, quando deparei com um artigo onde se dava conta da publicação do projecto inicial da Strida, feito pelo próprio Mark Sanders. E eis-me cheio de vontade de voltar a pegar na Mk1, dado que entretanto consegui começar a fabricar pequenas peças em carbono e fibras várias, que podem permitir a recuperação da minha companheira de curso.

Entretanto, caso interesse a alguém, aqui fica o artigo do Mark Sanders:





7 de setembro de 2010

100 dias de bicicleta em Portugal


O Paulo Guerra dos Santos está a apenas 15 dias de terminar o seu périplo de fato e gravata por 100 cidades e vilas de Portugal, a fim de provar que o uso quotidiano da bicicleta é exequível. Depois de percorrer o país na sua quase totalidade, o regresso a Lisboa far-se-á no Dia Europeu sem Carros, a 22 de Setembro. Depois de 100 dias de bicicleta em Lisboa e em Londres, este projecto fecha um ciclo de promoção deste meio de transporte e recolha de informação que o Paulo certamente utilizará nos seus estudos.

17 de agosto de 2010

Biketrip.org


A biketrip.org é uma espécie de wikipedia para os viajantes de longo curso em bicicleta. Como é um site aberto, tem muito de blog, de forum, de páginas de viajantes, conselhos técnicos, relatos, revistas, sugestões de literatura, etc. Vale a pena, por isso, algumas visitas. Na página de abertura pode-se escolher o país no mapa interactivo sobre o qual queremos obter informação.

16 de abril de 2010

Pedais para a Escola


No dia 22 de Abril, na Escola P3 de Alto Rodes, em Faro, os alunos do 4º ano da manhã e o Ambinico propõem-se ir para a escola de uma forma ecológica. Assim, a ideia é organizarem um comboio de bicicletas a partir do Largo de S. Francisco até à escola, percorrendo a cidade. Como em todos os comboios, vão existir paragens/estações que permitem que embarquem passageiros ciclistas em qualquer ponto do percurso previamente definido. Ao fim de três dias de inscrições abertas há já 18 inscritos.

Dia da Terra


Comemora-se no próximo dia 22 de Abril o quadragésimo aniversário do Dia da Terra, o qual nasceu da iniciativa do senador americano Gaylord Nelson. Este dia foi pela primeira vez comemorado no dia 22 de Abril de 1970, nos Estados Unidos e na altura procurou chamar a atenção das pessoas para a degradação ambiental do planeta. Como movimento, deu origem aos modernos movimentos ecologistas que hoje existem e que prepararam o caminho para as diversas cimeiras, tratados e acordos entre diversos países para preservação do ambiente e das espécies ameaçadas do planeta. Palavras como aquecimento global, ecologia ou buraco na camada de ozono só existem hoje por causa dos pioneiros que lançaram a ideia do Dia da Terra.

Na escola P3, Alto Rodes, em Faro, estão a ser organizados eventos comemorativos, entre os quais se destaca um debate entre alunos, professores, pais e membros de entidades públicas e a actividades Pedais para a Escola, que se descreve mais acima. A mascote escolhida para o evento foi o Ambinico (imagem acima).

28 de março de 2010

They did it!

Três anos e meio, desde o Yukon, Alasca até Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Três anos e meio à procura de respostas, sem haver verdadeiramente perguntas. Três anos e meio para se chegar a um fim inesperado à partida, porque quem partiu não é, necessariamente, a mesma pessoa que chega, mas chegou mesmo assim. Para quem pensasse que já não existem aventureiros na era moderna, este punhado de rapazes provou precisamente o contrário, com poucos meios. Com uma pequena pontinha de inveja, o Planeta QI dá os parabéns a estes heróis dos tempos modernos, que ligaram o Norte do continente americano ao Sul, através da espinha dorsal das Américas, com nível zero de emissões.

Riding the Spine: In Patagonia from Jacob Thompson on Vimeo (a banda sonora é de Tom Waits).


"Reflecting on the journey, I am tempted to expect some clarity as we near the end. If somebody in Ushuaia asks me why I pedaled all that way to arrive in their city, could I say anything that will help them understand? Or rather anything that can even help me understand?

Our trip has been about making a lifestyle out of something you love. It has been about taking that tiny dirt road you may pass by everyday and wonder where it goes. Sometimes it is about ridding yourself of a routine, and discovering where chance may take you – into the lives of new friends and hospitality or into dangerous and challenging circumstances. And yet, every time I think I grasp the purpose of our journey, as if it materializes in the reflection of still water, when I reach down to grab ahold, the object suddenly vanishes."

Jacob, membro da expedição RDS

14 de fevereiro de 2010

Taça América, Vitória BMW Oracle


Segundo dia de regata. O BMW Oracle encerrou definitivamente a disputa a seu favor, com uma vitória clara sobre o Alinghi. A tecnologia do trimarã é claramente superior e, sobretudo, a vela-asa foi uma arma absoluta nas águas de Valência. Dezoito anos depois da vitória do America3 a taça regressa aos Estados Unidos pela mão do Golden Gate Yacht Club.

13 de fevereiro de 2010

Dia 1 Taça América

Após dois dias de deferimento da largada, realizou-se a primeira regata da Taça América ao largo de Valência. O trimarã BMW Oracle foi francamente superior em todos os aspectos ao catamarã Alinghi. Numa competição "à melhor de três", a vantagem vai neste momento para o BMW Oracle, atenta a supremacia evidenciada (mais de 15 minutos de vantagem num percuso de ida e volta com 40 milhas de extensão). A vela-asa do Oracle é um trunfo que dificilmente pode ser batido. Desta vez a taça pode regressar aos Estados Unidos.

8 de fevereiro de 2010

XXXIII America's Cup

Nas águas de Valência começa hoje a disputa da XXXIII Taça América em Vela. O mais antigo troféu do mundo (em disputa desde 1851) será atribuído ao vencedor da contenda entre o defender, o catamarã Alinghi, liderado por Ernesto Bertarelli, e o challenger, o trimarã BMW Oracle liderado por Larry Ellison. As provas decorrerão hoje, quarta-feira e sexta e podem ser vistas em directo no canal Eurosport e no site oficial da prova.
Como pontos de interesse, a contrapor ao maior classicismo das linhas do Alinghi, estão a extrema inovação técnica que constitui a asa vélica rígida com flaps afináveis individualmente em torno do enorme mastro do BMW Oracle e o polémico sistema de ajuda ao deslizamento na água, que implica libertar um químico em redor do casco durante a navegação.

Após dois anos de disputas judiciais indescritíveis, o desejável será que a competição tenha lugar na água e que ganhe a melhor equipa. Na tripulação de terra do Alinghi há um português de Setúbal, João Cabeçadas, que alinha na sua terceira campanha da Taça América. O Planeta QI torce pelo Alinghi, a primeira equipa a trazer o troféu para a Europa desde a criação da competição.

4 de fevereiro de 2010

Petição em defesa dos direitos dos ciclistas e peões

A matéria dos direitos dos ciclistas e dos peões tem sido mal resolvida nos diversos Códigos da Estrada. Na última revisão operada naquele diploma, tal não constituiu, uma vez mais, uma excepção. Assim, na senda da anterior petição dirigida ao Presidente da República (link na coluna do lado direito), a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vem propôr a assinatura de uma nova petição, a dirigir à Assembleia da República, para se rever a matéria (aqui). Até ao momento já se juntaram mais de 500 assinaturas num prazo muito curto.

31 de janeiro de 2010

Copenhagen Wheel


Apesar do falhanço da cimeira de Copenhaga, nem tudo correu mal em Dezembro naquela cidade. Assim, embora salvaguardadas as proporções do evento, aquando da Cimeria foi feita a apresentação mundial da Copenhagen Wheel. O projecto pretende permitir transformar qualquer bicicleta convencional (como a Planeta 01) numa E-bike híbrida. Aparentemente, acumula a energia dissipada ao pedalar e a travar, podendo ainda monitorizar as condições de tráfego e as fontes de poluição em tempo real, afixando a informação no ecrã de um telefone portátil com o qual interage através de uma conexão Bluetooth. Se chegará alguma vez à fase de produção (prevista para arrancar em 2010), é um excelente invento. Ainda não há preço.


O engenho está ao nível do que era a Revopower, que foi objecto de uma breve referência aqui no Planeta Q.I., mas que infelizmente nunca passou da fase de pré-produção. Por outro lado, pode ser um competidor sério do espectacular (mas caro) SinDrive da BionX. Aguardemos com esperança que seja comercializado, mas para já existe um forte apoio de entidades públicas ao projecto.